Ramires Palmeiras

Ramires foi contratado durante a pausa para a Copa América (Foto: Agência Palmeiras/Divulgação)

Thiago Ferri
08/07/2019
07:00
São Paulo (SP)

Único reforço do Palmeiras para o segundo semestre, Ramires ainda está sob os cuidados do departamento físico do Palmeiras. O meio-campista tem trabalhado até em dois períodos para antecipar sua liberação ao técnico Luiz Felipe Scolari.

O ex-jogador da Seleção Brasileira trabalha três vezes por semana em dois períodos, revezando-se entre a parte interna no Centro de Excelência e o gramado da Academia de Futebol. 

O clube não dá prazo para sua integração ao grupo, mas vê evolução notória do reforço. Como ainda não participou de atividades com o restante dos atletas, ele não estará disponível para o reinício do calendário, nesta quarta-feira, contra o Internacional, pela Copa do Brasil.

Há um cronograma especial para Ramires, pois o jogador não atua com frequência há um ano e meio. Ele estava no Jiangsu Suning (CHN) e chegou a negociar com o Benfica (POR), no início de 2018. O acordo não saiu, mas já depois do prazo de inscrições do Campeonato Chinês. Desde episódio até maio de 2019, trabalhou com a equipe B para ao menos manter a forma.

Não há pressa no Palmeiras. Quando elogiou a contratação, Luiz Felipe Scolari já havia dito que iria colocá-lo "tranquilamente" na equipe. Convocado por Felipão na Copa do Mundo de 2014, Ramires é um meio-campista que o técnico entende poder jogar tanto na linha de volantes quanto na de meias.

A parte burocrática já foi resolvida, e o nome do jogador apareceu no BID da CBF. Quando estiver apto fisicamente, portanto, poderá ser relacionado na Copa do Brasil e Brasileiro. Na Libertadores, ele precisará entrar na lista de inscritos para o mata-mata.

​Além do reforço de 32 anos de idade, as outras novidades para o segundo semestre no elenco são Iván Angulo, atacante colombiano promovido do time sub-20, e Willian, recuperado de lesão. Juninho e Guerra, em contrapartida, foram emprestados ao Bahia, deixando o elenco do Palmeiras com 32 atletas.