Quase um terço dos gols sofridos pelo Palmeiras no Brasileirão são de fora da área

Verdão também sofreu gol desta maneira em todas as finais disputadas nesta temporada

Palmeiras treino
Danilo e Victor Luis em treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol

Escrito por

O Palmeiras tem a quinta pior defesa do Brasileirão, com 37 gols sofridos, ao lado de Red Bull Bragantino, Fortaleza e Juventude. Em quase um terço das vezes, o time foi vazado com finalizações de fora da área.

Na última partida, o Verdão levou a virada do Fluminense com dois gols de média distância. O segundo tento do time carioca foi o décimo sofrido pela equipe no campeonato desta maneira, o que corresponde a 27% do total - oito deles com bola rolando e dois em cobranças de falta.

A estatística revela uma debilidade defensiva do time comandado por Abel Ferreira na região próxima à grande área. A equipe tem cedido muitos espaços para o portador da bola, que, na maioria das vezes, tem liberdade para finalizar.

Esse problema acompanha o Palmeiras desde o início da temporada, dado que nas três finais disputadas - Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Paulistão - o time levou gols de fora da área.

Relembre as ocasiões

Contra o Flamengo, pela decisão da copa nacional, Arrascaeta chutou no canto de Weverton da entrada da área e virou o jogo para 2 a 1. O Alviverde ainda empataria o duelo, mas seria derrotado pelo adversário nos pênaltis.

Poucos dias depois, o time de Abel foi a campo contra o Defensa y Justicia pela volta da Recopa. O Verdão sustentava uma vantagem no placar agregado até os acréscimos, quando Marcelo Benítez chutou de longe e deixou tudo igual. De novo, a derrota viria nas penalidades.

A decisão do Estadual diante do São Paulo foi perdida ainda no tempo regulamentar. Após um 0 a 0 na ida, o primeiro gol da final saiu de um arremate de Luan, de fora da área, que contou com desvio em Felipe Melo para matar o goleiro alviverde.

Contraponto

Na Libertadores, competição em que o time é finalista, os números expõe uma realidade diferente. Apenas um dos nove gols sofridos foram de fora da área e este ainda foi de bola parada.

Apesar de ter sido vazado em muitas oportunidades (7) durante a fase de grupos, na fase de mata-mata o Verdão levou somente dois gols, ambos de dentro da área. A melhora defensiva na competição tem a ver com uma melhor proteção da entrada da área, devido à aplicação tática do time.

Esse aspecto será fundamental para a final da Libertadores contra o Flamengo, que tem o melhor ataque do torneio, com 32 gols. O confronto brasileiro acontece no dia 27 deste mês no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter