Palmeiras deve aproveitar quatro destaques da base no time profissional

Jovens já jogaram com Abel Ferreira e estouraram idade para ficar na base

Montagem Palmeiras
Quarteto terá mais oportunidades no profissional (Fotos: Divulgação / Palmeiras)

Escrito por

Quatro "Crias da Academia" do Palmeiras serão promovidas ao time principal em 2023. O zagueiro Naves, o lateral-direito Garcia, o volante Fabinho e o meia Jonathan (ou Jhon Jhon), todos com 20 anos, estão perto de estourar a idade limite para atuar nas categorias de base.


> Confira o ranking dos maiores campeões nacionais

Os jovens são reforços "caseiros" do Verdão até o momento, isso porque a diretoria pelmeirense atualmente foca nas renovações de contrato do elenco que conquistou o hendecacampeonato brasileiro.

É o caso de atletas como Marcelo Lomba, Luan e Raphael Veiga, que já acertaram suas extensões de vínculo. Mayke é outro que renovou, e seu companheiro de posição Marcos Rocha tem acordo encaminhado e está nos planos da comissão técnica, mas o acordo ainda não oficializado. 

Dudu vive situação mais complexa. Após muitas conversas, ofertas e contrapropostas, a renovação de contrato do ídolo — que termina no fim de 2023 — foi encaminhada, mas de última hora houve um desacordo por uma cláusula prevista no novo vínculo, fato que estagnou as tratativas.

O ANO DOS GAROTOS

Os reforços caseiros ajudaram o Palmeiras a "varrer" os títulos dos campeonatos de base em 2022. O quarteto foi campeão da Copinha, do Brasileirão Sub-20 e da Copa do Brasil da mesma categoria.

O zagueiro Naves fez 30 jogos pelo Sub-20, tendo marcado um gol. Ele foi o escolhido por Abel Ferreira para ser a quinta opção à zaga, quando havia desfalques na posição, e atuou em duas partidas da equipe profissional nesta temporada.

Palmeiras - Naves
Zagueiro Kaiky Naves (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Garcia tem até mais experiência do que o companheiro de defesa. Contando temporadas anteriores, ele já soma 16 partidas pelo time de cima e também é frequentemente relacionado para o banco de reservas. Durante a Copinha, no início do ano, foi quando mais se destacou na base: titular absoluto da posição, o lateral marcou um gol e deu duas assistência na competição. 

Gustavo Garcia
Gustavo Garcia tem experiência no profissional (Foto: Fernando Roberto/Agência Futpress)<br>

O volante Fabinho foi o capitão do Palmeiras no Brasileirão e na Copa do Brasil Sub-20. Líderança do elenco vencedor, ele fez 19 partidas na base e seis pelo profissional, sendo duas na Libertadores. O jogador soma quatro gols em 2022.

Possível titular na ocasião, Fabinho foi baixa no Palmeiras para enfrentar o Atlético-MG

Fabinho - Palmeiras
Fabinho será integrado ao elenco profissional de vez (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Nome menos badalado que os outros no início do ano, Jhon Jhon teve grande desempenho na Copinha: ele marcou dois gols e distribuiu cinco assistências na competição, além de ser uma referência técnica e tática de uma equipe estrelada. Em toda a temporada, ele soma 14 gols pelo Sub-20

Palmeiras - Endrick e Jhon Jhon
Endrick e Jhon Jhon na Copinha (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Todos os integrantes do quarteto renovaram contratos com o Palmeiras neste ano. Na atual temporada, outros jogadores da base já foram integrados ao elenco profissional: Vanderlan e Endrick, além de Pedro Bicalho, Lucas Freitas e Gabriel Silva, que foram emprestados.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter