Palmeiras inicia mata-mata ainda não sabendo o que fazer sem Dudu
Em busca de ritmo depois de quatro meses sem jogo, Luxemburgo tem partida única das quartas de final do Paulista alternando tentativas para a melhor forma de substituir o ídolo

O Palmeiras atingiu seu objetivo na primeira fase do Campeonato Paulista: líder do grupo, garantindo no Allianz Parque o jogo único das quartas de final contra o Santo André, no meio desta semana, e com boas chances de seguir em casa na semifinal, já que tem a segunda melhor campanha geral, e quem tem maior pontuação decide como mandante. Mas as fases decisivas chegam com uma dúvida ainda não resolvida por Vanderlei Luxemburgo: como substituir Dudu?
O próprio técnico admite que ainda trabalha para encontrar uma forma de fazer o time jogar sem o ídolo, que atuou no clube por cinco anos e meio e foi emprestado ao Al Duhail, do Qatar. Tentativas que vão se sucedendo enquanto a equipe vive momento de retomadas técnica, tática e física após mais de quatro meses sem entrar em campo. O atacante Hulk é sonho do clube, mas apenas para 2021. O maior problema é que, após dois jogos feitos na retomada do ano, ainda não há um caminho claro a ser seguido para repor Dudu.
Luxemburgo tinha escolhido Gabriel Veron para a vaga do camisa 7, o que pouco mexeria na estrutura tática que o tinha agradado antes da pausa por conta da pandemia do coronavírus. O garoto seria uma opção de velocidade ao lado de Rony e Willian ficaria mais próximo de Luiz Adriano, em um 4-2-4 com ainda mais necessidade de volantes se aproximando da frente. Mas todo esse plano se desfez com a lesão muscular que tirou Veron do Campeonato Paulista.
Só com Wesley, em sua primeira temporada no profissional do Palmeiras, como opção, e ainda esperando a volta de Angulo, nesta segunda-feira (estava emprestado ao Cruzeiro), Luxemburgo teve que improvisar. Contra o Corinthians, apostou em um meio-campo teoricamente com mais dinâmica, escalando Zé Rafael, e desistiu já no intervalo. Viu o time melhorar com Lucas Lima e Raphael Veiga no segundo tempo do Dérbi e tentou dar sequência.
Diante do Água Santa, porém, a atuação foi de pouca criatividade. Bola rolando, mas pouca penetração e jogadas nas pontas, inclusive faltando movimentação para abrir espaço para os volantes. A vitória só veio quando Luxemburgo repovoou o meio-campo. Já tinha trocado Raphael Veiga por Luiz Adriano, que tinha sido poupado por dores musculares, e trocou Bruno Henrique, Patrick de Paulo e Rony por Ramires, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa.
Até pelo pouco tempo de treino, é possível que o técnico aposte em, mais uma vez, dar sequência ao que deu certo. No jogo único das quartas de final, a tentativa de um meio-campo mais dinâmico pode reaparecer, mas com novos nomes, como as entradas de Ramires e Gabriel Menino. Lucas Lima também aparece como candidato a sair, já que Gustavo Scarpa deu mais movimentação.
O fato é que o Palmeiras terá jogo único nas quartas de final e, se passar, outro duelo sem confronto de volta na semifinal, possivelmente com um clássico. E vai tentando buscar o título e mostrar força em um trabalho de tentativa e erro, com insistência no que deu certo por alguns minutos, porque, como já se sabia, definitivamente não é fácil substituir Dudu.

Palmeiras
Auxiliar de Abel comenta negociação do Palmeiras por Danilo e defende elenco: 'Melhores são nossos'
Há 5 horas
Fora de Campo
Torcida do Palmeiras avalia estreia de Alexander Barboza
Há 5 horas
Palmeiras
Mauricio admite interesse do exterior após Copa e reforça foco no Palmeiras
Há 5 horas
Palmeiras
Dê suas notas: avalie os jogadores do Palmeiras na vitória contra o Coritiba
Há 6 horas
Brasileirão
Palmeiras vence Coritiba com dois de Mauricio e segue em vantagem no Brasileirão
Há 6 horas
Fora de Campo
Barboza expulso? Ex-árbitra analisa lances em Coritiba x Palmeiras
Há 7 horasMais LANCE!

Maurício leva torcedores do Palmeiras à loucura: 'Abusado'

Veja gols em Coritiba x Palmeiras: Maurício, Sosa e Paulo Roberto marcam

Abel muda sistema e promove estreia de Barboza no Palmeiras; veja escalação

Joia do Palmeiras é cotada para brilhar na Copa do Mundo de 2030

Botafogo relaciona Danilo para jogo com o Vitória pelo Brasileirão

Palmeiras eleva proposta por Danilo e aguarda resposta do Botafogo

Palmeiras finaliza empréstimo de Luighi; veja valores e condição de venda

Voo atrasa, e Marcelo do Ó é substituído em Coritiba x Palmeiras; veja quem narra

Inteligência artificial aponta placares dos jogos de Flamengo e Palmeiras

Desfalques impõem teste ao melhor Palmeiras de Abel no Brasileirão

Palmeiras oficializa saída de Naves; veja valores e divisão

Coritiba x Palmeiras: onde assistir e escalações do jogo pelo Brasileirão

Edu Dracena é sincero sobre chegada de Barboza ao Palmeiras: 'Cabe ao Abel'



