Vasco 'cresce' em 2019 e tenta afastar fantasma da bola aérea
Reforços do Vasco sobem a altura do time e podem ajudar em problema crônica da equipe

Cruzamento na área do Vasco em 2018 se tornou sinônimo de pesadelo para o torcedor cruz-maltino. De Zé Ricardo a Alberto Valentim, passando por Jorginho e Valdir, o jogo aéreo defensivo da equipe durante toda a temporada foi considerado um fator crítico. Tanto que a dupla Paulão e Erazo, titular em janeiro, sequer terminou o ano no clube. A chegada de Leandro Castán, já em agosto, no entanto, melhorou o rendimento defensivo do time, assim como a entrada de Luiz Gustavo na lateral. Ainda assim, mesmo com o zagueiro em campo em 15 jogos, a equipe sofreu 6 gols oriundos de bolas altas - contra Palmeiras, Ceará, Flamengo, Santos, Sport e Corinthians - de 12 sofridos no período. Ou seja, metade.
Para 2019, apesar de ainda não ter anunciado a chegada de nenhum novo zagueiro, o clube parece preocupado com a bola aérea. A média de altura dos oito reforços anunciados até agora é de 1,81m. Número que só não é mais alto por causa do 'baixinho' Yan Sasse, de 1,73m. Levando em conta apenas os jogadores de marcação - volantes e laterais -, a média sobe para 1,83m. No ano passado, o time que terminou o ano como titular tinha uma altura média de 1,78m entre os jogadores de linha, mesmo após as chegadas dos 'gigantes' Maxi López - 1,85m - e Castán - 1,86m.
Para 2019, as laterais vascaínas devem ganhar alguns centímetros com as possíveis entradas de Danilo Barcelos, de 1,86m, e Cláudio Winck, 1,84m, nos lugares de Henrique, 1,73m, e Luiz Gustavo, 1,80m. Winck, inclusive, marcou três gols em cruzamentos no Brasileirão. Um deles contra o próprio Vasco, na vitória do Sport por 2 a 1, na Ilha do Retiro. Na cabeça de área - outra posição de alta rotatividade em 2018 - Valentim também contará com opções mais altas: chegam a São Januário Lucas Mineiro, de 1,88m, e Fellipe Bastos, de 1,80m, para ocupar o espaço deixado por Desábato - 1,78m -, e brigar pelas vagas que hoje pertencem a Andrey - 1,75m - e Willian Maranhão - 1,79m.
O ataque vascaíno também pode subir. Apesar das estaturas medianas de Yan e Bruno César - 1,78m -, Ribamar, de 1,84m, também brigará por uma vaga com Valentim. Podendo atuar pelos lados, onde o clube perdeu Kelvin - 1,75m -, o jovem atacante pode elevar ainda mais a altura do time, inclusive para tentar melhorar a bola aérea ofensiva. No Brasileirão do ano passado, o Vasco foi o 2º clube que menos marcou gols de cabeça, com quatro tentos, ficando à frente somente do Paraná, que balançou as redes duas vezes. Número que tende a subir em 2019 junto com a altura do time.
ALTURA DOS REFORÇOS DO VASCO
Lucas Mineiro - 1,88m
Danilo Barcelos - 1,86m
Cláudio Winck - 1,84m
Ribamar - 1,84m
Fellipe Bastos - 1,80m
Raúl Cáceres - 1,80m
Bruno César - 1,78m
Yan Sasse - 1,73m

Botafogo
Tiquinho volta a marcar e se aproxima de recorde no Botafogo
Há 2 anos
São Paulo
Calleri entra no top 10 dos estrangeiros com mais gols na história do Brasileirão
Há 2 anos
Flamengo
Pedro iguala marca de Romário no Flamengo
Há 2 anos
Fluminense
Com média de um gol por jogo, Cano ameaça recorde de Fred pelo Fluminense na Libertadores
Há 2 anos
Vasco
Léo Jardim, do Vasco, se torna o segundo goleiro com mais defesas no Brasileirão
Há 2 anos
Vasco
Aproveitamento do Vasco quase triplicou desde a chegada de Ramón Díaz
Há 2 anosMais LANCE!

Vasco volta a vencer três jogos seguidos no Brasileiro após mais de três anos

Dorival Jr. se torna o segundo técnico com mais títulos na história da Copa do Brasil

Estrangeiros ultrapassam os 100 gols no Brasileirão 2023

Ataque do Vasco encerra marcas negativas no Brasileiro

Richarlison desencanta e atinge marca expressiva na Premier League

Pikachu fica perto de entrar em lista histórica de artilheiros do Fortaleza

Com menos jogos, Flamengo já iguala marcas negativas de 2022

Marquinhos iguala recorde de Ricardo Gomes na Seleção Brasileira

Neymar se torna um dos dez maiores artilheiros da história das Eliminatórias

Messi iguala Suárez como maior artilheiro da história das Eliminatórias da América do Sul

Com grande atuação, André entra no top 3 dos maiores ladrões de bola na Libertadores

Cano assume a artilharia da Libertadores e bate novo recorde pelo Fluminense

Botafogo vem tendo sua maior média de gols dos últimos 15 anos



