Vanderlei x Éverson: quem deve ser o titular do gol do Santos em 2019?

Goleiro que defendeu o Ceará é o novo reforço do Santos para a temporada

Everson - VAIVÉM
Éverson chega ao Santos a pedido de Sampaoli (Divulgação/Ceará)

Escrito por

Ninguém realizou mais defesas nos Brasileirões 2016 e 2017 do que Vanderlei. Em 2018, ninguém realizou mais intervenções complicadas que Éverson no campeonato. Este ano, no entanto, algum dos dois terá que ficar no banco de reservas. Mas quem?

A resposta definitiva sairá da decisão de Jorge Sampaoli, técnico argentino que terá os dois goleiros a sua disposição no Santos em 2019. No que depender do desempenho de ambos na última temporada, no entanto, independente da escolha do treinador, o Peixe estará bem servido. 

Titular do gol santista desde 2015, Vanderlei é ídolo do clube, com mais de 200 partidas disputadas com a camisa alvinegra, e um dos principais goleiros do país nos últimos anos. Foi recordista de defesas nos Brasileiros 2016 e 2017, somando simples e difíceis, de acordo com o Footstats. Na Libertadores 2018, enquanto o Santos esteve na briga, o arqueiro vinha sendo o líder novamente do fundamento, com 13 defesas difíceis. Com a eliminação, porém, acabou sendo ultrapassado por Franco Armani, do campeão River Plate.

Aos 28 anos de idade, Éverson chega para brigar por posição com um currículo mais modesto, mas referendado por um ótimo Brasileirão na última temporada. Em sua primeira disputa de Série A da carreira, assumiu o posto de milagreiro da competição, realizando 35 defesas difíceis (1º) e 81 simples (3º). Apenas Santos, do Athlético Paranaense, com 31 e 85, respectivamente, foi tantas vezes exigido.

Uma das características do novo contratado que agrada Sampaoli, no entanto, é a qualidade com a bola nos pés. E os números também apontam para uma superioridade de Éverson. Além de líder de defesas, o goleiro foi quem mais acertou lançamentos na competição entre os jogadores de todas as posições. Ao todo, foram 251 bolas longas conectadas em 37 jogos disputados. Vanderlei acertou 159. De quebra, ainda marcou um gol de falta, logo contra o Corinthians, um dos principais rivais do Peixe.

Seja com Vanderlei ou Éverson embaixo das traves, certo é que fazer gols no Santos não deverá ser uma tarefa fácil em 2019. 

VANDERLEI NO BRASILEIRÃO 2018
- Dados do Footstats

37 jogos
37 gols sofridos
27 defesas difíceis
77 defesas simples
159 lançamentos certos
202 lançamentos errados

ÉVERSON NO BRASILEIRÃO 2018
-Dados do Footstats

37 jogos
1 gol marcado
38 gols sofridos
35 defesas difíceis
81 defesas simples
​251 lançamentos certos
352 lançamentos errados

Se você gosta de economizar, veja os melhores descontos no serviço de cupons Lance:

- Promoções MaxMilhas
- Cupons de desconto AliExpress
- Cupons de desconto Extra

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter