Fluminense ainda não sofreu gols de clubes europeus no Mundial
Tricolor está na próxima fase da competição

- Matéria
- Mais Notícias
O Fluminense está nas quartas de final do Mundial de Clubes da Fifa. Após vencer a Inter de Milão por 2 a 0, a equipe comandada por Renato Gaúcho fez história e alimentou ainda mais o sonho do título inédito. No time de Renato, o setor defensivo é o que mais se destaca.
Relacionadas
➡️Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Fluminense
Desde o início da competição, o Fluminense enfrentou dois clubes europeus: o Borussia Dortmund, na estreia, e a própria Inter de Milão, nas oitavas de final. Em ambos os confrontos, o Tricolor não sofreu gols. Considerando toda a campanha até aqui, o time foi vazado apenas uma vez — na vitória por 3 a 2 sobre o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul. Contra o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, a defesa também passou ilesa.
Em quatro jogos disputados, o Fluminense soma duas vitórias e dois empates, mantendo-se invicto e com 67% de aproveitamento. O sistema defensivo sofreu apenas dois gols — média de 0,5 por partida — e saiu de campo sem ser vazado em três ocasiões, o que representa 75% dos jogos. Mesmo diante de adversários de alto nível, o time permitiu, em média, apenas 3,3 finalizações no alvo por jogo, dentro de um total de 10,0 tentativas dos oponentes. Os dados reforçam a consistência defensiva como um dos pilares da campanha até aqui.
Escolhas de Renato Gaúcho
A evolução da dupla de zaga do Fluminense também tem sido um dos destaques da campanha no Mundial. Freytes e Thiago Silva vinham formando a dupla titular, com o zagueiro argentino atuando pelo lado esquerdo e o capitão tricolor pela direita. Quando Thiago não estava disponível, Renato optava por Ignácio, que até então ainda buscava se firmar.
Em recente entrevista na zona mista, o próprio Ignácio reconheceu as dificuldades no início da adaptação ao futebol brasileiro, ressaltando que, no Peru, erros passavam despercebidos, mas que no Brasil sentia mais o peso das falhas — além de destacar o papel de Thiago Silva no seu crescimento técnico e emocional.

A resposta em campo veio com força: diante da Inter de Milão, Ignácio fez uma de suas melhores atuações desde que chegou ao clube, transmitindo segurança e mostrando evolução nítida. A performance sólida do zagueiro, somada à consistência do sistema defensivo tricolor no esquema com três defensores, ajuda a explicar os bons números da equipe, que ainda não perdeu no torneio.
— Pensei bastante durante a noite o esquema iria utilizar e na minha cabeça o melhor esquema seria com os três zagueiros porque nós poderíamos criar contra a equipe deles, que é uma equipe muito forte, muito rápida, jogadores altos, fortes. Conversei com o grupo, eles compraram a ideia, tivemos dois, três dias apenas para treinar, mas eles foram obedientes, foram inteligentes, assimilaram bem da maneira que nós tínhamos que jogar — disse Renato Gaúcho.
O próximo desafio do Fluminense será contra o Al-Hilal, da Arábia Saudita. A equipe comandada por Simone Inzaghi marcou sete gols em quatro partidas nesta edição do Mundial. A semifinal está marcada para a próxima sexta-feira (6), às 16h (de Brasília).

Veja abaixo os números dos defensores do Fluminense no Mundial
Fábio no Mundial:
4 jogos
2 gols sofridos
3 jogos sem sofrer gols (75%)
11 defesas (6 em chutes na área)
85% bolas defendidas
23.0 ações com a bola por jogo
55% acerto no passe
4 cortes
Nota Sofascore 7.13
Ignácio no Mundial:
2 jogos (2 titular)
42.5 ações com a bola por jogo
76% acerto no passe
4 interceptações
8 desarmes
3 bolas recuperadas
12 cortes
65% eficiência nos duelos
4 faltas
Nota Sofascore 7.40
Freytes no Mundial:
4 jogos (4 titular)
1 gol
64.0 ações com a bola por jogo
1 passe decisivo
82% acerto no passe
51% acerto no passe longo
1 interceptação
5 desarmes
13 bolas recuperadas
19 cortes
55% eficiência nos duelos
4 faltas
1 cartão amarelo
Nota Sofascore 7.23
Thiago Silva no Mundial:
3 jogos (3 titular)
64.0 ações com a bola por jogo
1 passe decisivo
89% acerto no passe
41% acerto no passe longo
5 interceptações
4 desarmes
13 bolas recuperadas
22 cortes
82% eficiência nos duelos
100% eficiência nos duelos pelo chão
0 faltas
Nota Sofascore 7.23
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias