Tour de France - Julian Alaphilippe

Francês permanece na liderança da competição (Alex Broadway/Tour de France)

LANCE!
20/07/2019
13:53
Pau (FRA)

Julian Alaphilippe, francês da quickstep está fazendo história na volta da França. Considerado um ciclista sem chance de título no geral por não ser um escalador cinco estrelas, ele conseguiu um resultado que poucos esperavam na etapa da última sexta-feira, a 14, de 117km com largada em Tarbes e chegada no topo da montanha mais famosa de toda a Volta, Tourmalet. Ele estava cotado para chegar de três a cinco minutos atrás do líder, mas terminou na segunda posição, atrás apenas cinco segundos de outro francês, Thibau Pinot, da FDJ, que fechou com 3h10m20s.

E quem esperava que ele iria perder a camisa amarela (liderança) e até sair do Top10, Alaphilippe saiu da etapa aumentando a diferença para o vice-líder Geraint Thomas (britânico da Ineos e campeão em 2018) para 2m02s e se colocando de vez no bolo dos favoritos (seu tempo total é de 56h11m29s.

O terceiro colocado foi Steven Kruijswijk, holandês da Jumbo, que saltou do sexto para o terceiro lugar geral, 2m14s atrás do líder. A etapa foi de nível muito forte e todas as atenções estavam voltadas para os duríssimos 10km finais de subida. O pelotão entrou blocado, mas aos poucos os atletas foram ficando para trás com muitos favoritos sendo detonados como o espanhol Enrico.

Mas (então 4 colocado e da equipe Quickstep) e Nairo Quintana (co-
lombiano da Movistar e que era o 9 geral). restando 1 km, um grupo de cinco ainda sobreviviam e a surpresa era Alaphilippe, que deixou Geraint Thomas para trás e foi buscar o improvável segundo lugar. Thomas ficou em 8, 36 segundos atrás do líder.

A etapa deste sábado será entre Limoux Foix Prat, de 185km e de montanha, porém, menos dura do que a etapa de hoje. mais uma chance para os vencedores.