Delator russo forneceu drogas sem o conhecimento dos atletas
Se acordo do inquérito realizado no país, Grigory Rodchenkov era o fornecedor de substâncias proibidas para os esportistas

De acordo com a BBC, um inquérito russo concluiu que o delator do esquema de doping no país e ex-presidente do laboratório de Moscou, Grigory Rodchenkov, forneceu substâncias proibidas aos atletas sem que, no entanto, estes soubessem que as drogas melhorariam seu desempenho esportivo. Grigory também é acusado de acobertar o esquema de doping russo.
- Foi estabelecido que Grigory Rodchenkov forneceu pessoalmente, a atletas e treinadores, medicamentos cujas características comprovadas não eram conhecidas por eles, mas que, posteriormente, foram estabelecidos para constituir drogas que melhoram o desempenho esportivo - disse o Comitê de Investigações da Rússia (IC) em um comunicado.
A investigação vai de encontro ao que defende o governo russo. Sempre foi defendido que o esquema era algo cujo envolvimento estava ligado a Rodchenkov e não ao estado.
O anuncio ocorre uma semana antes da reunião da comissão do Comitê Olímpico Internacional (COI), responsável por definir se a Rússia participará dos Jogos de Inverno de Pyeongchang-2018.
Morando nos Estados Unidos desde 2016, Rodchenkov tem nas costas um mandado de prisão emitido pelo Tribunal de Moscou em 21 de setembro deste ano. De acordo com a Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês), o russo é um 'ajudante e facilitador de atividades de doping'. Grigory admitiu às autoridades ter destruído mais de 1.400 amostras no laboratório de Moscou, impedindo que os atletas fossem pegos no exame antidoping.
Rodchenkov foi o responsável por revelar publicamente que o governo russo estava diretamente ligado ao esquema. Além disso, contou que a agência de segurança FSB auxiliou na manipulação do controle antidoping durante os Jogos de Sochi-2014. O país nega as acusações.
Em comunicado, o advogado do delator, Jim Walden, rebateu as acusações. Para ele, chegou a hora do país fazer a coisa certa e admitir as transgressões do passado em prol do esporte russo.
NEW statement from lawyer for Russian whistleblower Grigory Rodchenkov. Interesting as the Oswald Commission continues to ban Russians for doping. And as Russia - accused of football doping - prepares for Friday's WC 2018 draw. pic.twitter.com/TqgfmOgDmS
— Nick Harris (@sportingintel) November 28, 2017
De acordo com o relatório independente formulado por Richard McLaren em 2016, o esquema de doping fez parte do esporte russo entre 2011 e 2015, beneficiando mais de mil atletas, incluindo medalhistas olímpicos. O atletismo russo foi proibido de disputar os Jogos Rio-2016 e o Mundial de 2017 já que a Rusada (entidade responsável pelo atletismo no país) foi considerada cúmplice.

Lutas
UFC: estrela do Brasil, Allan 'Puro Osso' morre aos 34 anos
Há 3 horas
Tênis
Jogo que define rival de estreia de João Fonseca é adiado
Há 3 horas
Vôlei
No topo do vôlei de praia, Brasil tem briga interna por Los Angeles 2028
Há 3 horas
Vôlei
Técnico do ouro olímpico defende pausa de Duda no vôlei: 'Entregou muito'
Há 4 horas
NBB
Brasil atropela Chile e vence a primeira no Sul-Americano de basquete feminino
Há 4 horas
Lutas
Destaque do Brasil, Jean Silva volta a liderar Noche UFC
Há 5 horasMais LANCE!

Seleção Brasileira tem primeiro corte para o Sul-Americano de vôlei

'Não vai funcionar': Shaq critica 76ers de LeBron James

Rafael Jodar iguala feito do Big 3, Alcaraz e Sinner

Invicto no MMA, primo de Khabib se aproxima de UFC

João Fonseca revela meta para alcançar topo do ranking

Bortoleto discorda de Verstappen na F1: 'Devemos ser capazes'

Rafael Câmara mira vaga ao lado de Bortoleto na F1

Laura Pigossi fica a um passo da liderança do tênis brasileiro

Evandro evita pensar em última Olimpíada: 'Não vou pro tudo ou nada'

Calouro da NBA desafia Luka Doncic: 'Quero ver se é lento mesmo'

Alex Poatan não volta ao UFC em disputa por cinturão

João Fonseca sonha com top 20 da ATP no Masters 1000 de Montreal

De João Fonseca a Poatan: leilão de Neymar vai além do futebol



