Verstappen domina de ponta a ponta e vence o GP do Bahrein de Fórmula 1; Alonso sobe ao pódio

Holandês não foi ameaçado e conquistou a primeira vitória da temporada

Max Verstappen F1
Max Verstappen conquistou o GP do Bahrein (Foto: Giuseppe CACACE / AFP)

Escrito por

A temporada 2023 da Fórmula 1 começou com o mesmo roteiro de 2022: com Max Verstappen no lugar mais alto do pódio. No GP do Bahrein, o piloto holandês ditou o ritmo da corrida, fez valer a pole position e venceu a etapa de ponta a ponta ao final das 57 voltas no Circuito de Sakhir.

Na segunda colocação, Sergio Perez, também da Red Bull, fez a dobradinha para a equipe austríaca. Fernando Alonso, com sua Aston Martin, completou o pódio.

LARGADA TRANQUILA
Quando as cinco luzes se apagaram, Max Verstappen fez uma grande largada e sequer foi ameaçado na primeira curva do Circuito de Sakhir. Por outro lado, Charles Leclerc, da Ferrari, aproveitou um início ruim de Sergio Perez, da Red Bull, e subiu para a segunda posição om uma ultrapassagem na primeira perna da curva 1. Sem incidentes, o início de corrida foi com bandeira verde.

ESTREANTE ABANDONA
Logo na primeira janela de pit stops do GP do Bahrein, o fim tragico para o sonho de um calouro. Oscar Piastri, em sua primeira corrida na F1, foi para os boxes com sua McLaren e teve que trocar de volante. Azar do australiano, que viu uma demora agoniante para o motor religar e abandonou a corrida em Sakhir.

ESTRATÉGIA DIFERENTE
Também na primeira janela de paradas, o líder Max Verstappen já tinha uma liderança bem considerável, com quase 10 segundos de vantagem para o P2, Charles Leclerc. Em seu pit stop, Max apostou na repetição do uso de pneus macios, enquanto a maioria apostou em compostos médios e duros. A estratégia teve êxito e o holandês seguiu com uma grande vantagem.

CHECO NA ÁREA
Com ritmo de pista bem melhor do que a Ferrari, foi questão de tempo para ver a dupla da Red Bull nas duas primeiras posições. Na volta 25, Sergio Perez colocou Leclerc na alça de mira e não teve tantas dificuldades para conseguir uma boa ultrapassagem e assumir a P2.

SIMPLESMENTE FERRARI
Se o metade final da última temporada da Ferrari com agustiante para os torcedores, a primeira corrida de 2023 tevem roteiro parecido para Leclerc, então P3. Na volta 41, o motor do carro do monegasco apagou e o piloto teve que abandonar a corrida. Após o período de Virtual Safety Car, foi a vez de Carlos Sainz ser ultrapassado por Fernando Alonso, que assumiu a terceira colocação na volta 46.

​VITÓRIA TRANQUILA
Com uma corrida praticamente sem erros, Max Verstappen conduziu sua Red Bull a primeira vitória da temporada com uma tranquilidade impressionante. Sem qualquer tipo de incômodo, Max liderou a corrida de ponta a ponta e conquistou o GP do Bahrein de 2023. 25 pontos para o holandês, atual bicampeão da F1 e com 36 vitórias na carreira.

MENÇÕES HONROSAS
Além de Verstappen, outros pilotos tiveram grandes momentos no Bahrein. Fernando Alonso, em sua primeira corrida na Aston Martin, subiu ao pódio. Pierre Gasly, que largou da última fila, fez 11 ultrapassagens e terminou a corrida na nona colocação com sua AlphaTauri.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter