emelhante à bike utilizada por Sam Bennett, vencedor da camisa verde, a Tarmac SL6 é uma edição especial do Peter Sagan, muito indicada para grandes escaladas

A Tarmac SL6 é semelhante à bike usada por Sam Bennett, vencedor da camisa verde (Imagem: Reprodução/Semexe)

LANCE!
25/09/2020
18:23
São Paulo (SP)

Principal competição de ciclismo do mundo, a Volta da França encerrou a edição deste ano no último domingo (20). Repleta de disputas e momentos memoráveis, o evento deixará sentimento de saudade aos fãs do esporte. Confira abaixo alguns esportistas que se destacaram no evento e como suas bicicletas foram fundamentais no desempenho durante os 21 dias de provas.

Tadej Pogacar
Vencedor da Volta da França de 2020, o esloveno da UAE Team Emirates surpreendeu ao conquistar as camisas amarela, branca e branca com bolinhas, ou seja, ‘líder da classificação geral’, ‘melhor ciclista até 25 anos’ e ‘melhor escalador das montanhas’, respectivamente.

O grande feito foi realizado em cima da Colnago V3Rs, bike caracterizada por apresentar leveza, ao mesmo tempo em que é aerodinâmica, e com bom desempenho em escaladas. O modelo conta com câmbio da marca italiana Campagnolo e foi contra as tendências do Circuito Mundial, ao optar pelo freio no aro em vez de freio a disco.

Bike Pogacar Volta da França
Modelo usado pelo campeão da Volta da França (Foto: Divulgação)


Sam Bennett

Vencedor da camisa verde, ou seja, atleta com maior pontuação em sprints finais e intermediários, Sam Bennett, da equipe Deceuninck/Quick Step, conquistou a vitória em cima de uma Specialized Tarmac SL7 (imagem no alto da matéria). Lançado em 2020 para ser uma bike escaladora, este modelo uniu ótimo potencial aerodinâmico da Venge com a leveza da Tarmac, resultando em uma bicicleta muito leve. 

Primoz Roglic
Líder da camisa amarela durante onze etapas da competição, o também esloveno Primoz Roglic, da Team Jumbo/Visma, mostrou grande desempenho em diversas etapas em cima de uma Bianchi Oltre XR4. O time, assim como a equipe UAE Team Emirates, optou por bicicletas de freio no aro. Elas contavam com maior potencial aerodinâmico e eram compostas com grupo Shimano.

Bike Roglic Volta da França
Bike do esloveno Primoz Roglic na Volta da França (Foto: Divulgação)


Richard Carapaz

Apesar da camisa de bolinhas ter sido conquistada pelo esloveno Tadej Pogacar, o equatoriano Carapaz, da equipe Ineos, vestiu a camisa de rei das montanhas nos últimos dias em cima de uma Pinarello Dogma F12. Com mesa integrada e outros componentes que fornecem maior aerodinâmica, trata-se de uma versão especial com freios no aro, visando ao acréscimo de leveza para os escaladores e para quem vai pedalar por muitos dias. Curiosamente, nos últimos dez anos, a Pinarello tem alcançado diversas vitórias e foi a bike campeã em sete competições da Volta da França.

Bike Carapaz Volta da França
Bike do equatoriano Carapaz na Volta da França (Foto: Divulgação)