menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Título mundial? Por que os vencedores da NBA acham que são campeões do mundo?

Vitória do Franca no Campeonato Intercontinental revive discussão

Los-Angeles-Lakers-World-Champions-aspect-ratio-512-320
imagem cameraFaixa de 'campeão do mundo' do Los Angeles Lakers (Foto: Reprodução/Lakers)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 26/09/2023
13:34

  • Matéria
  • Mais Notícias

Representante brasileiro, o Franca foi campeão intercontinental de basquete no último domingo (24). O torneio, no entanto, não contou com a participação de equipes da NBA. Para os norte-americanos, a vitória no Campeonato Mundial não é necessária para o título de campeão do mundo. Afinal, é dessa forma que os times que ganham a NBA se intitulam.

continua após a publicidade

A marca de "campeões do mundo" está escrita no boné que os jogadores recebem após a conquista da liga de basquete norte-americana. Recentemente, esse tema voltou a causar discussão. Durante participação no Mundial de Atletismo, em agosto, o velocista norte-americano Noah Lyles questionou a utilização dessa nomenclatura pelos campeões da NBA.

- Eu assisto às finais da NBA e eles têm o ‘campeão mundial’ na cabeça (boné). Campeão mundial de quê? Dos Estados Unidos? Não me interpretem mal, eu amo os EUA às vezes, mas ali não é o mundo. Nós somos o mundo. Temos quase todos os países aqui lutando, prosperando, colocando sua bandeira para mostrar quem estão representando. Não há bandeiras na NBA - disse.

continua após a publicidade

+ O Denver Nuggets vai ser campeão da NBA novamente?

A declaração de Lyles gerou represálias dos jogadores da NBA. Draymond Green, do Golden State Warriors, ironizou a fala afirmando que o velocista "tentou ser inteligente e deu errado". Kevin Durant, do Phoenix Suns, pediu para "alguém ajudar esse cara". Outros astros da liga tentaram justificar a utilização do termo "campeão mundial".

- Os melhores jogadores do mundo jogam na NBA. Se você pegar o melhor time da NBA e colocar em uma turnê para jogar nas melhores ligas de outros lugares, eles (times estrangeiros) serão detonados. Eu não entendo qual é o debate - disse o armador Damian Lillard, do Portland Trail Blazers, no podcast "Back On Figg".

continua após a publicidade

- A NBA é a melhor liga do mundo. Por isso o campeão é o campeão do mundo - escreveu Tyler Herro, do Miami Heat, nas redes sociais.

Noah Lyles
Noah Lyles, pivô de discussão sobre a nomenclatura de 'campeão mundial' na NBA (Foto: Fabrice COFFRINI / AFP)

+ Condição especial para matrícula no curso Gestor de Futebol, aprovado por Dante, Petković, Léo Moura e outros craques. Saiba mais!

Noah Lyles não ficou sozinho na discussão. Um dos principais jogadores da atualidade e campeão da NBA em 2021, o grego Giannis Antetokounmpo saiu em defesa do velocista.

- Eu queria tanto apoiá-lo, sabe? Ele recebeu muitas críticas por dizer o óbvio. Eu não acho que em nenhum outro esporte você é chamado de campeão mundial. O futebol é muito maior que a NBA e os campeões da Liga dos Campeões da UEFA não dizem que são campeões mundiais - falou.

Franca
Banner de campeão mundial compartilhado pelo Franca (Foto: Reprodução)

circulo com pontos dentroTudo sobre

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias