Bárbara Timo

Divulgação

LANCE!
30/03/2019
18:48
Tbilisi (GEO)

Ex-judoca da Seleção Brasileira, Bárbara Timo conquistou neste sábado sua primeira medalha de ouro por Portugal, no Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia, na categoria -70kg. Na última luta, ela derrotou a alemã Laura Vargas Koch. O confronto foi definido no golden score, quando a adversária recebeu o terceiro shido.

Na última luta, ela derrotou a alemã Laura Vargas Koch. O confronto foi definido no golden score, quando a adversária recebeu o terceiro shido.

A estreia da atleta aconteceu em janeiro, no Grand Prix de Tel Aviv. No mês seguinte, veio a primeira medalha: a de bronze, no Grand Slam de Paris.

– Estou muito feliz, mas é uma felicidade consciente por ter conquistado mais essa medalha. E ainda estamos no primeiro trimestre, então sei que estou no caminho para um objetivo maior. Tem um tempo que eu não tenho me sentido bem, mas a cabeça comandou. E é bom ter essa medalha para provar que eu posso muito mais. Agradeço ao Benfica, à Federação Portuguesa de Judô, ao Comitê Olímpico, ao treinador Jorge Gonçalves e à treinadora Ana Hormigo – disse a carioca.

Bárbara defendeu a Seleção Brasileira durante muitos anos e foi contratada pelo Benfica em julho de 2018, quando era atleta do Pinheiros (SP). No mesmo ano, sagrou-se campeã portuguesa e obteve a naturalização para lutar com as cores do país europeu.

O próximo compromisso de Bárbara será um treinamento no Japão, junto com a seleção portuguesa. A delegação viaja no próximo dia 5.

Brasil não vai bem no sábado

Após iniciar o torneio com a prata de Rafaela Silva e os bronzes de Larissa Pimenta e Nathalia Brígida na sexta-feira, o Brasil não chegou a nenhuma final no sábado. Maria Portela (-70kg), Marcelo Contini (-73kg) e Eduardo Barbosa (-73kg) foram os únicos representantes do país no segundo dia da agenda do torneio, mas não conseguiram avançar em suas chaves. O Brasil não teve representantes nas categorias -81kg e -63kg também disputadas neste sábado).

No domingo, a Seleção terá Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Beatriz Souza (+78kg). As preliminares começarão às 5h (de Brasília), e as finais terão início a partir das 10h.