Robert Scheidt vai bem no primeiro dia de evento-teste para Tóquio 2020

Iatista disputou duas regatas e terminou no top-10. <br>Brasileiro já tem vaga garantida para os próximos Jogos Olímpicos

Robert Scheidt
Evento-teste é a quarta grande competição de Scheidt desde a volta à classe laser. (Pedro Martinez/SAILING ENERGY)

Escrito por

Neste sábado, Robert Scheidt começou bem o Ready Steady Tokyo, evento teste para a próxima Olimpíada, que será disputada no Japão, no ano que vem. O iatista terminou em 6° e 8° nas duas regatas do dia na classe laser, na qual é bicampeão olímpico. 

Ao final da competição, o brasileiro comentou sobre as condições climáticas encontradas no território japonês. Apesar das dificuldades, Scheidt se mostrou satisfeito por ter terminado as duas regatas entre os dez primeiros. 

- As condições são bem duras aqui, com ventos entre 16 a 18 nós e muitas ondas. O que já deu para sentir é que, além do vento forte, o calor também demanda mais energia. Isso significa que a preparação física será fundamental. Em função das ondas, outro ponto que dá para melhorar é o popa. E foi um dia bom para mim. Eu poderia ter ido um pouquinho melhor na segunda prova, mas fazer duas regatas no top 10 é uma boa média. A semana é longa, ainda faltam oito regatas e estou contente com a maneira como iniciei a disputa. - disse ao Olimpíada Todo Dia. 

O Ready Steady Tokyo é o quarto grande evento disputado por Robert Scheidt, que já tem vaga garantida nos próximos Jogos Olímpicos, desde que voltou a competir pela laser. O atleta ficou cerca de dois anos afastado da categoria. Para o brasileiro, o objetivo do torneio é conhecer melhor o local de competição e conseguir uma colocação melhor do a décima segunda posição do último mundial. 

- Nesse evento-teste, meu objetivo é me manter entre os dez melhores, um resultado melhor do que no mundial. Isso é importante, principalmente, pelo fator motivacional. Mas o fundamental nessa semana em Enoshima é entender quais são os melhores caminhos quanto à preparação para Tóquio 2020. 

Além de Robert Scheidt, outros brasileiros estão competindo no Japão. Campeãs panamericanas neste mês, Martine Grael e Kahena Kunze disputam a 49er FX e, atualmente, estão em segundo lugar. Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino estão em 13° lugar, após três regatas. Jorge Zariff é o 12° na classe Finn. 

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminaram o dia em 6°, na classe 470. No masculino da categoria, Gustavo Thiesen e Geison Mendes foram os penúltimos. A atual campeã panamericana Patricia Freitas terminou em 11° o primeira dia de regatas no RS:X.  

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter