Ouro no Mundial de ginástica, Rebeca Andrade fala sobre trajetória, mentalidade e possível aposentadoria
Em coletiva de imprensa marcada pela celebração, atleta não descartou aposentadoria após Jogos de Paris; Rebeca conquistou ouro do Mundial na categoria Individual Geral

Medalha de ouro no Mundial de ginástica artística disputado em Liverpool, na Inglaterra, na categoria Individual Geral, Rebeca Andrade falou, em entrevista coletiva no ginásio Cláudio Coutinho, localizado na sede do Flamengo, sobre as conquistas recentes no cenário internacional. Aos 23 anos, a atleta do clube e medalhista olímpica e mundial discorreu sobre as metas para o futuro, sua preparação mental e não escondeu, para a tristeza dos fãs, a possibilidade de aposentaria em um futuro próximo.
+ Confira: Flamengo, jornalistas e fãs reagem à conquista de Rebeca
Antes de chegar ao topo, Rebeca passou por três cirurgias delicadas - em 2014, 2015 e 2017. Agora, ostenta o posto de campeã mundial e olímpica - as duas competições mais importantes para uma ginasta.
Na coletiva de imprensa, Rebeca Andrade, que é atleta do Flamengo há mais de 12 anos, fez revelações, falou sobre a sua preparação e não descartou fim de carreira após Paris 2024.
NOVA COREOGRAFIA
Em Liverpool, Rebeca Andrade se sagrou medalhista não só do ouro no Individual Geral - algo nunca antes conquistado por uma ginasta brasileira na história -, mas também do bronze na categoria Solo. Com a música "Baile de Favela", tema das suas apresentações desde 2019, ela conseguiu o terceiro lugar.
No entanto, a relação entre ela e a música se encerrou neste Mundial, visto que uma ginasta pode manter uma coreografia por até quatro anos. Ela se apresentou pela primeira vez com a canção na etapa de Stuttgart da Copa do Mundo, em 2019.
- Por incrível que pareça, a gente não tem ideia ainda de escolha de música, nem de início de coreografia. Eu espero que ele venha com uma surpresa porque eu não tenho nada em mente também. Mas com certeza eu vou participar da coreografia, assim como foi em "Baile de Favela", porque a gente consegue colocar coisas que eu gosto de fazer na série - ressaltou.
A ginasta também traçou a grande meta da equipe brasileira: os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Contudo, para conseguir vaga na competição coletiva, salientou que é necessário dar um passo de cada vez.
Seguindo essa perspectiva, a preparação mental é fundamental. Sobre a sua rotina que antecedeu a competição, Rebeca revelou que a conversa com amigos e familiares antes de todos os torneios é importante, além da relação com as colegas de equipe.
- Eu dividi o quarto com a Lorrane (companheira na equipe e no Flamengo), ela me deixa muito tranquila, melhor companheira de quarto não tem. (...) Sempre me mantenho muito tranquila mesmo: escutar músicas, fazer minhas orações, meditar, conversar com amigas e família, tudo isso vai me relaxando para chegar na hora, respirar fundo, botar o sorriso e me apresentar - disse a atleta, ressaltando que os cuidados com o corpo e a mente são muito importantes.
+ Brasil tem desempenho histórico no Mundial de Ginástica Artística; relembre as conquistas
POSSIBILIDADE DE APOSENTADORIA EM UM FUTURO PRÓXIMO
Desde os quatro anos de idade, Rebeca se diverte na modalidade. Aos 13, em seu primeiro ano como profissional, se tornou campeã do Troféu Brasil de Ginástica Artística, superando grandes atletas como Jade Barbosa e Daniele Hypólito.
Depois de alcançar os objetivos mais almejados na carreira nos últimos dois anos, ela deu a entender que pode se despedir dos ginásios em um futuro próximo.
Logo no início da coletiva, quando falou ao público pela primeira vez, Rebeca ressaltou o trabalho do Flamengo como clube formador e se disse honrada pela sua posição de inspiração para as crianças e jovens do esporte, na qual ela quer se manter até encerrar a carreira.

A repórter da FlaTV Luana Trindade, apresentadora do canal oficial do clube, disse que ainda faltava muito para Rebeca se aposentar. Entretanto, a atleta não respondeu e duvidou, de forma tranquila, da afirmação.
Perguntada pelos jornalistas presentes na coletiva, Rebeca ressaltou que, enquanto o corpo dela estiver bem, ela vai seguir na carreira.
- Eu me conheço muito, e sei que está mais para perto do que para longe. Assim que eu sentir que não está indo mesmo, eu vou encerrar, e encerrar com muito orgulho - revelou.
Em seguida, ao ser questionada sobre uma aposentadoria após os Jogos Olímpicos de 2024, que serão realizados em Paris, Rebeca Andrade deixou os seus fãs ainda mais curiosos.
- Vou deixar o suspense - brincou e concluiu.
Na grande conquista do Mundial de Liverpool, Rebeca somou uma pontuação incrível de 56.899 no Individual Geral. Ela iniciou com 15.166 no salto, 13.800 nas barras assimétricas e 13.533 na trave. No solo, último aparelho executado pela brasileira, ela precisava de 12.999 para garantir o título e conseguiu muito mais: 14.400.
Dessa forma, veio o tão esperado título para o Brasil e, é claro, para Rebeca, que cresce dentro da modalidade a cada ano de carreira.
*Sob a supervisão de Ricardo Guimarães.

Tênis
Síndrome no joelho ameaça ano de Sinner após novos exames, diz jornalista
Há 1 hora
Mais Esportes
Confira todos os atletas campeões do Mr. Olympia de 2026
Há 5 horas
Futebol Americano
Quem são os Cowboys? Conheça a história do time que enfrenta os Ravens no Maracanã
Há 5 horas
Futebol Americano
Quem são os Ravens? Conheça a história do time que enfrenta os Cowboys no Maracanã
Há 5 horas
Futebol Americano
Vai ao NFL Rio Game? Entenda as regras do futebol americano antes da partida no Maracanã
Há 6 horas
Vôlei
Simone Lee exalta 'luta' do Sesc Flamengo pelo título da Copa Supervôlei
Há 6 horasMais LANCE!

Adenízia lamenta 'baixa de guarda' do Praia Clube contra Sesc Flamengo

Nick Walker bate Lunsford e Dauda e é o Mr. Olympia de 2026

Promessa do Sesc Flamengo entra e muda final: 'Não tem fórmula mágica'

De virada, Sesc Flamengo bate Praia Clube e é campeão da Copa Supervôlei

Brasil fecha Jogos Sul-Americanos de Santa Fé 2026 na liderança e mira Lima 2027

Metrô recebe decoração especial para jogo da NFL no Rio

Jogador dos Ravens já se envolveu em polêmica com Rebeca Andrade; relembre

Campeão mundial, Miguel Ângelo da Luz vira 'imortal' na Educação Física

Veja os lances do título do Sesc Flamengo sobre o Dentil Praia Clube na Copa Supervôlei

Encontro de gerações leva Brasil ao ouro nos Jogos Sul-Americanos

Ex-NFL, J.J. Watt escolhe 'academia dos Flintstones' para treinar no Rio de Janeiro

Praia Clube x Sesc Flamengo na 'final' da Copa Supervôlei: horário e onde assistir

NFL no Rio: Com hotel exclusivo, Ravens cancela treino e libera atletas


