Olho nas Olimpíadas: saiba quais são as principais competições poliesportivas disputadas em janeiro de 2023

Ano começa com competições importantes em diferentes modalidades olímpicas

Rayssa Leal (skate), Djokovic (tênis) e Gabriel Medina (surfe
Djokovic, Rayssa Leal e Medina entram em ação no primeiro mês do ano (Reprodução/Instagram)

Escrito por

A virada do ano estabeleceu uma marca expressiva dentro do cenário poliesportivo: falta apenas um ano e meio para os Jogos Olímpicos de Paris. Em meio à preparação dos atletas para as suas respectivas modalidades, são disputadas grandes competições, como Campeonatos Mundiais e etapas de nível e prestígio internacional.

Nesse sentido, o LANCE! separou para você, admirador dos esportes, as principais competições de modalidades olímpicas que serão realizadas em janeiro de 2023, com destaque para disputas nas quadras de tênis, pistas de skate e ondas no surfe.

+ Veja quais foram os 10 clubes mais populares do mundo em 2022 no Twitter

Entre os dias 16 e 29 de janeiro, o primeiro Grand Slam - agrupamento dos quatro eventos mais importantes do tênis - será realizado com a presença dos principais atletas do planeta. O Australian Open, disputado no país da Oceania, ocorre desde 1905 e está no seleto grupo de principais competições do esporte, ao lado de Wimbledon, Roland Garros e US Open.

Nomes como Rafael Nadal, Carlos Alcaraz e Casper Ruud estarão no torneio. Além dos craques, Novak Djokovic - maior campeão da história da competição, com nove troféus - luta pelo título e para alcançar Nadal, o ganhador da edição de 2022, como maior vencedor da história de Grand Slam. O sérvio possui 21 conquistas, enquanto o espanhol têm 22 títulos.

Novak Djokovic
Djokovic beija o troféu do Australian Open 2022 (Tennis Australia)

Já no fim do mês, o skate ganha espaço com o Mundial na modalidade street. Disputado nos Emirados Árabes Unidos, o torneio ocorre entre os dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro, com participação de grandes atletas como Rayssa Leal, campeã do STU Open Rio e da SLS 2022, além de destaques internacionais.

A competição é organizada pela World Skate e tem a chancela de Mundial. Em outubro do ano passado, por conta de divergências contratuais, o STU Open Rio, que receberia a chancela, não entrou em acordo com a federação. Portanto, diferente da competição realizada no Rio de Janeiro, o torneio dos Emirados Árabes Unidos conta com a disputa no ranking do ciclo olímpico.

Rayssa Leal - Mundial de Skate Street
Rayssa Leal, a Fadinha, conquistou a SLS 2022 (Foto: Reprodução/Instagram Rayssa Leal)

Também entre janeiro e fevereiro, se inicia a World Surf League (WSL), o Mundial de surfe. Na última temporada, o brasileiro Filipe Toledo se sagrou campeão pela primeira vez, com vitória no Finals sobre o compatriota Ítalo Ferreira, na praia de Lower Trestles, na Califórnia. Os dois se preparam para a nova temporada, assim como o tricampeão mundial Gabriel Medina.

Gabriel Medina
Medina é o maior vencedor brasileiro da WSL (Foto: Daniel Smorigo/WSL)

Agora, a primeira etapa da competição na temporada de 2023 ocorre em Pipeline, no Havaí, tradicional na prática do surfe. Em 2022, o veterano Kelly Slater venceu na abertura da WSL e se tornou o surfista mais velho a conquistar o troféu de uma etapa da competição. Ele tinha 49 anos.

Além das competições de tênis, skate e surfe, serão disputadas competições de handebol, hóquei sobre grama, breaking e vôlei de praia. Abaixo, confira a duração dos torneios e locais de disputa.

Principais competições poliesportivas em janeiro de 2023:

Handebol (Mundial masculino) - 12 a 29 de janeiro
Local: Polônia e Suécia

Copa do Mundo de Hóquei sobre grama (masculino) - 13 a 29 de janeiro
Local: Índia

Tênis (Australian Open) - 16 a 29 de janeiro
Local: Austrália

Breaking do Verão - 19 a 22 de janeiro
Local: Parque Olímpico/Rio de Janeiro

Vôlei de Praia (Finals) - 26 a 29 de janeiro
Local: Doha/Qatar

Skate (Mundial de street) - 29 de janeiro a 5 de fevereiro
Local: Emirados Árabes Unidos

Surfe (1ª etapa da WSL 2023) - 29 de janeiro a 10 de fevereiro
Local: Pipeline/Havaí

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter