Mundial de Ciclismo: Peter Sagan é tricampeão e faz história

Eslovaco é o primeiro campeão do mundo no ciclismo estrada em três anos consecutivos ao vencer prova de mais de seis horas por apenas meia roda de diferença para o vice Kristoff<br>

Mundial de ciclismo, no Qatar - Peter Sagan Vencedor da etapa
(Foto: KARIM JAAFAR/AFP)

Escrito por

O eslovaco Peter Sagan entrou para a história do ciclismo, neste domingo, no Mundial realizado em Bergen, na Noruega. Nesta tarde, sagrou-se tricampeão do mundial de ciclismo estrada, o quinto da história, mas o primeiro a vencer a competição três vezes.

A prova, de incríveis 250km e quase 6h30 de duração, teve um final espetacular, pois apesar de ocorrerem muitas fugas, todo o pelotão chegou junto nos 500 metros finais. O dinamarquês Alex Kristoff, atual campeão europeu, abriu distância, mas Sagan deu o sprint final e o superou restando cinco metros para a chegada, colocando apenas meia bicicleta de diferença e fechando com o tempo de 6h28m11s.

O terceiro colocado foi o alemão Michael Matthews, que ficou muito frustrado. Melhor velocista de 2017, Mattehws tinha a estratégia de colar em Sagan no sprint final, mas não conseguiuu manter a velocidade e chegou um pouco atrás. O italiano Matteo Trentin chegou em quarto. O melhor sul-americano foi o colombiano Fernando Gavíria, o oitavo. O Brasil tinha o direito de ter um ciclista na competição, mas declinou do convite e não foi representado.

Volta por cima
Mais famoso ciclista da atualidade, Sagan – de visual novo, pois tinha um cabelo roqueiro e apareceu com a cabeça quase raspada – superou um ano difícil. Pentacampeão por pontos no Tour de France (competição para velocistas, não confundir com a camisa amarela, que tem Chris Froome como tricampeão), Sagan foi eliminado da competição francesa desta temporada por ter sido considerado culpado de um acidente na linha de chegada da terceira etapa com Mark Cavendish (uma cotovelada). Depois, após conquistar a sua 100ª vitória na carreira em Quebéc, pegou uma virose e quase não defendeu seu bicampeonato mundial. Chegou na Noruega apenas na sexta-feira e ficou em tratamento, que deu muito certo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter