México anuncia candidatura oficial para sediar a Olimpíada de 2036

54 anos depois de receber uma edição de Jogos Olímpicos, país anunciou nova candidatura

Fechamento das Olimpíadas
Jogos Olímpicos de 2036 podem ser no México, que confirmou sua candidatura oficial (Foto: AFP PHOTO)

Escrito por

O México quer receber os Jogos Olímpicos pela segunda vez em sua história. Nesta quarta-feira, 54 anos depois da edição realizada na capital Cidade do México, o país anunciou sua candidatura oficial, aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), para tentar garantir a realização da Olimpíada de 2036.

+ PSG “de olho” no Endrick: veja 10 joias que podem sair do Brasil em breve

Presidente do Comitê Olímpico Mexicano (COM), María José Alcalá destacou o orgulho de sediar um evento com o porte das Olimpíadas. A ex-atleta dos saltos ornamentais — e primeira mulher a alcançar a presidência do COM — participou de quatro edições do torneio, em Seul-1998, Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Sidney-2000, e luta para levar os Jogos Olímpicos de volta ao país.

- O Comitê Olímpico Mexicano (COM) está orgulhoso de que, seis meses depois de comemorar seus 100 anos de vida, estejamos iniciando o caminho para ser novamente os organizadores dos Jogos Olímpicos em 2036 - afirmou Alcalá na coletiva de anúncio oficial da candidatura.

+ Brasil conhece primeiros classificados para as Olimpíadas de Paris

A autoridade máxima doas esportes olímpicos do México ainda fez questão de mostrar uma carta de aprovação do COI, que indicaria o apoio de seu presidente, Thomas Bach. Segundo a mandatária do COM, o alemão disse estar "animado e orgulhoso por ter o apoio do chanceler Marcelo Ebrard e do governo mexicano, chefiado pelo presidente Andrés Manuel López Obrador".

Por fim, a presidente do COM exaltou o trabalho de Bach à frente do COI, ressaltando a importância de não ter que fazer um enorme esforço financeiro para perseguir o sonho de sediar uma edição dos Jogos Olímpicos.

+ Los Angeles 2028: Comitê Organizador divulga datas das Olimpíadas e Paralimpíadas

- Os Jogos Olímpicos mudaram. O presidente Thomas Bach tornou possível aos países participarem sem se endividarem, sem terem que realizar grandes façanhas em termos financeiros, mas simplesmente serem sedes com uma grande capacidade de organização e sustentabilidade - finalizou.

O México já sediou a Olimpíada em uma oportunidade, na edição de 1968. Na ocasião, 112 nações participaram da disputa, que terminou com os Estados Unidos no topo da classificação, com 107 medalhas conquistadas — 45 de ouro, 28 de prata e 34 de bronze.

+ Rio receberá Mundiais de skate que valerão pontos rumo às Olimpíadas

O México ficou com nove medalhas, três de cada lugar do pódio, enquanto o Brasil trouxe três para casa no total — a prata de Nelson Prudêncio no salto triplo masculino e os bronzes de Servílio de Oliveira, no boxe, e da dupla Reinaldo Conrad e Burkhard Cordes, na vela.

A próxima edição das Olimpíadas está marcada para 2024, em Paris, capital da França. A cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, receberá o torneio seguinte, em 2028, enquanto Brisbane, na Austrália, está confirmada como sede na edição de 2032.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter