Medalhista olímpico Felipe Kitadai anuncia aposentadoria do judô
Judoca brasileiro, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos de Londres-2012, encerra ciclo como atleta para assumir posto de treinador da seleção júnior da Áustria<br>

O judoca Felipe Kitadai anunciou o a aposentadoria dos tatames nesta quarta-feira. Medalhista olímpico de bronze em Londres-2012, o brasileiro assumirá uma nova função, após ser convidado pela Federação Austríaca de Judô para assumir o posto de treinador da seleção júnior (Sub-21) da Áustria.
"Agora, chegou a hora de seguir em frente. Estou diante de novos desafios. Encerro minha carreira de atleta e assumo uma nova empreitada. De coração, serei eternamente grato ao judô", escreveu em carta de despedida.
"Conquistei muito mais que medalhas e títulos. Fiz amigos, construí uma família e criei laços que nunca mais vão se desfazer. Fui muito feliz, me diverti muito com o judô e espero ter, com meu trabalho e dedicação, contribuído na história desse esporte fantástico", disse Felipe.
Na Seleção Brasileira, Kitadai fez parte de uma das gerações mais vitoriosas do judô brasileiro, defendendo as cores do Brasil ao lado de outros grandes atletas, como Luciano Corrêa, Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, Rafael Silva e Charles Chibana, seu grande parceiro.
Foram 13 anos vestindo o judogi do Brasil e representando o país sempre com muita coragem, honra e superação. Seu estilo de luta agressivo, técnico e incansável o fez conquistar, além da medalha olímpica, sete títulos continentais e mais de uma dezena de medalhas em etapas do Circuito Mundial IJF.
Em 2010, ainda iniciando sua caminhada com a seleção, ele chocou o mundo do judô ao vencer uma das lendas da modalidade, o japonês Tadahiro Nomura, único tricampeão olímpico de judô, na Copa do Mundo de Roma.
Em 2011, ganhou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e, finalmente, em 2012, veio a consagração nos Jogos de Londres com a medalha conquistada no dia de seu aniversário.
Kitadai ainda representou o Brasil nos Jogos do Rio 2016 e ficou em sétimo lugar após cair na repescagem. Especialista em superação, ele acreditou até o último hajime que poderia classificar-se também para os Jogos de Tóquio. Em 2019, venceu de forma contundente o Grand Slam de Baku e conseguiu o único resultado que o classificaria para o Mundial de Tóquio. Mas, com o adiamento dos Jogos o caminho ficou mais difícil para o judoca e ele não conseguiu chegar a sua terceira participação olímpica.
A última competição de Felipe Kitadai pela seleção brasileira foi o Grand Slam de Tashkent, no Uzbequistão, em março de 2021.

Mais Esportes
Do sonho de ginasta à Olimpíada no skate: Gabi Mazetto mira LA
Há 2 horas
Lutas
Valter Walker aceita luta contra ex-campeão do UFC
Há 3 horas
Lutas
Makhachev volta a ameaçar recorde histórico de Anderson Silva no UFC
Há 4 horas
Tênis
João Fonseca mira salto no ranking após queda em Montreal
Há 5 horas
Fórmula 1
Piastri rebate Hamilton na F1: 'Eles não são para todos'
Há 5 horas
Tênis
João Fonseca terá caminho facilitado no Masters de Cincinnati
Há 5 horasMais LANCE!

Sem LeBron, Lakers terão desafio pela frente, alerta Shaq

Diretor da F1 detalha qualidades de Bortoleto: 'Algo que precisamos'

Rio 2016: Olimpíada sediada pelo Brasil completa dez anos

De Gisele Bundchen a Vanderlei: os 10 anos da abertura dos Jogos Rio 2016

Semana de luta! Recorde de Anderson Silva e dois cinturões em jogo no UFC 330

Classificado para a AmeriCup, Brasil vence Colômbia e é bronze no Sul-Americano

Saiba quanto João Fonseca faturou pela campanha no Masters 1000 de Montreal

Derrota de João Fonseca em Montreal repercute: 'Temos que aceitar'

João Fonseca cai para Ben Shelton e se despede de Montreal nas oitavas

Eliminada no Canadá, Sabalenka tem liderança garantida por mais uma semana

Veja os lances da derrota de João Fonseca no Masters 1000 de Montreal

Brasileiro fatura prêmio de 'Luta da Noite' no UFC Vegas 120; veja valor

Campeão do SLS, Cordano Russell aprende português e revela desejo de morar no Brasil



