Matteo Trentin

Trentin desgarrou nos quilômetros final e celebra a vitória na etapa desta quarta da Volta da França (Foto: AFP)

LANCE!
24/07/2019
15:55
Gap (FRA)

O campeão europeu de ciclismo, o italiano Matteo Trentin, venceu a etapa 17 da Volta da França (entre Pont du Gard até Gap) de montanha, com chegada em plano após forte descida. O atleta da Mitchelton, que é um velocista, puxou a fuga e, impondo um ritmo forte na subida da última montanha, abriu distância na descida e venceu com o tempo de 4h21m36s, com vantagem de 37 segundos para o segundo colocado, Kaspen Asgreen, da Quick Step. Em terceiro, chegou o belga Greg Van Avermaet, da CCC. Esta foi a terceira vitória de Trentin de uma etapa do Tour, a primeira nos últimos cinco anos.

O pelotão dos líderes aproveitou para que a fuga estava com os velocistas (muito atrás na classificação geral) e se pouparam para as duras etapas de montanhas pesadas. Assim, chegaram 20 minutos atrás.

Como todos chegaram em bloco, não ocorreu mudança nos dez primeiros lugares, com Julian Alaphilippe se mantendo pela 12 etapa seguida em primeiro lugar. Seu tempo atual é de 65h20m15s, com 1m35s de frente para Geraint Thomas, britânico da Ineos (ex-Sky) e que foi o campeão em 2018.

A etapa de quinta-feira é decisiva: tem 208km entre Embrun e Valloire, com três montanhas categorizadas nos Alpes. Tudo indica que os principais de rivais Alaphilippe (Thomas, Kruiswijk, Pinot e Bernal), desta vez, vão tentar tirar a diferença para o francês, que não é forte em provas de subida pesada. O canal ESPN transmite a etapa, a partir das 10h (de Brasília).