Logo Lance! Betting

Maratona do Rio chega à 21ª edição celebrando as belezas da Cidade Maravilhosa

Maior festival de Corridas de Rua da América Latina acontece de 8 a 11 de junho e conta com provas de 5K a 63K

unnamed-3-aspect-ratio-512-320
40 mil pessoas se inscreveram na Maratona do Rio em 2023 (Foto: Maratona do Rio / Divulgação)

Escrito por

Tantas são as belezas do Rio de Janeiro que uma pergunta sobre o que é mais encantador, a arquitetura urbana do Centro Histórico ou a paisagem natural das praias, jamais teria uma resposta definitiva. Mas, afinal, por que escolher apenas uma das belezas cariocas ao invés de celebrá-las em conjunto, de valorizar a Cidade Maravilhosa em cada Km? Este é justamente o tema da Maratona do Rio, que chega à sua 21ª edição, de 8 a 11 de junho, consolidada como o maior Festival de Corridas de Rua da América Latina. Ao todo, serão 40 mil corredores, distribuídos entre as provas de 5K, 10K, 21K, 42K e o Desafio (21K em um dia e 42K no dia seguinte).

A Maratona do Rio (42K) ocorre no domingo, dia 11, com início às 5h (de Brasília), largada no Aterro do Flamengo e um trajeto que exibe maravilhas urbanas, como Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Moderna e Museu Histórico Nacional, e naturais, atravessando as praias do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo. Por sua vez, a Meia Maratona do Rio (21K), que será no sábado, dia 10, larga no Leblon às 6h. Já o Desafio Cidade Maravilhosa consiste em correr as duas provas, ou seja, 21K no sábado e 42K no domingo. Nesta edição, a prova de 42K será transmitida ao vivo pelo canal "ESPN 2" e pelo "Star+", no streaming.

+ Flamengo x Fluminense: relembre Fla-Flus históricos em esquenta do clássico 

A programação esportiva do Festival Maratona do Rio ainda inclui a Prova de 5K, no dia 10, às 9h30, e a Prova de 10K, no dia 11, às 8h30, ambas tendo o Aterro do Flamengo como palco.

Somando todas as provas, cerca de 40 mil pessoas se inscreveram no evento deste ano. As três corridas mais longas estavam esgotadas desde janeiro, enquanto as vagas das mais curtas terminaram de ser ocupadas no mês seguinte. Os corredores inscritos têm de 14 a 83 anos, e 67% deles vêm de fora do Rio de Janeiro. Os organizadores esperam que a Maratona do Rio gere uma movimentação milionária na economia local.

+ Corrida infantil da Maratona do Rio será realizada no Dia das Crianças

Recordes e Premiação

Como não poderia deixar de ser, o festival Maratona do Rio também desperta a atenção dos chamados corredores de elite, que na edição de 2023 buscarão superar não só os próprios limites como os recordes das provas. Na prova de 42K, Justino Pedro da Silva estabeleceu a marca recorde de 2:13:31, em 2021, e Kebebush Yisma Zewode Mariam fez o trajeto em 2:34:33, em 2022. Os recordes masculino e feminino da distância de 21K foram batidos em 2022, com Daniel Ferreira do Nascimento (1:01:03) e Amanda Aparecida de Oliveira (1:18:29).

Os três recordistas brasileiros mencionados acima estarão presentes nesta edição da Maratona do Rio, sendo que Amanda de Oliveira correrá os 42K. Além deles, Vinicius Carvalho, Grazielle Zarri e Emilly Barbosa (5K), Fábio Jesus e Gabriela Tardivo (10K), Alexandre Pastorello e Jenifer Nascimento (21K), também fazem parte da lista dos atletas brasileiros de destaque. Como é tradição na Maratona do Rio, a força dos corredores africanos se fará presente, entre eles os quenianos Josphat Kiprotich e Samwel Kiptoo, que ao longo da carreira já conseguiram marcas abaixo do recorde dos 42K da Maratona do Rio, com, respectivamente, 2:09:08 e 2:10:37. Thoroty Kiptanui (feminino, 42K), Agnes Numbua (feminino, 21K), Nelly Jepchumba (feminino, 21K) e Geoffrey Yegon (masculino, 21K), do Quênia, e Zinash Debebe Getachew (feminino, 42K), da Etiópia, também estão entre os inscritos.

Maratona do Rio
21ª edição da corrida promete briga por recordes (Foto: Maratona do Rio / Divulgação)

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Por falar em recordes, a Maratona do Rio vai quebrar um na 21ª edição: o de maior premiação já distribuída em sua história, com um total de 310 mil reais, que serão igualmente divididos para as categorias masculina e feminina. Quem vencer os 42K receberá 50 mil reais, podendo ganhar mais 20 mil reais caso bata o recorde da prova.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter