LANCE! Espresso: Daniel Nascimento, você ainda vai ouvir falar muito dele

Brasileiro quebrou recorde sul-americano da maratona após 23 anos

Daniel Nascimento
Divulgação / CBAt

Escrito por

Daniel Nascimento tinha apenas 2 meses de idade quando Ronaldo da Costa tornou-se o primeiro atleta abrasileiro a bater o recorde mundial da maratona, em 1998. Passados 23 anos, o paulista superou a marca do compatriota. Em Seul, terminou em terceiro lugar com tempo de 2h04min50s, mais de 1 minuto mais rápido que Da Costa, e tornou-se o novo recordista sul-americano para a distância.

Mais que isso: é a melhor marca já feita por um atleta não-nascido na África, continente que domina a maratona, principalmente com quenianos e etíopes. Daniel Nascimento já dava sinais de que tinha um talento bem fora do comum. Em Tóquio, fez grande papel na maratona olímpica, manteve-se todo o tempo no pelotão da frente, mas passou mal por causa do calor e abandonou quando já havia percorrido 25 quilômetros.

O que causa espanto também é a precocidade: atletas que disputam provas de longa distância, os maratonistas principalmente, atingem o auge perto dos 30 anos. O queniano Eliud Kipchoge, atual recordista mundial, estabeleceu a atual marca de 2h01min39s em 2018, quando tinha 34 anos. Foi campeão olímpico pela segunda vez aos 36. Daniel mora e treina no Quênia, a maior potência da maratona e de provas de fundo do atletismo. E disputou na capital sul-coreana apenas a sua quarta maratona da carreira. Tudo indica que vai ser um dos grandes do atletismo do Brasil. E pode ser um dos poucos a desafiar de fato etíopes e quenianos.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter