Gabriel Medina

Gabriel Medina liderou o primeiro dia da etapa disputada na piscina de Slater (Foto: Divulgação)

LANCE!
19/09/2019
20:38
Lemoore (EUA)

Bicampeão mundial e atual vencedor do Surf Ranch, a etapa do Circuito Mundial (WCT) disputada na piscina de ondas de Kelly Slater, Gabriel Medina iniciou a edição de 2019 na frente dos concorrentes. Nesta quinta-feira, o brasileiro somou 17,77 pontos, com um 8,77 e um 9,00, no evento, que acontece em Lemoore (EUA) e vai até sábado. Atual líder do ranking, Filipe Toledo só entrará em ação na sexta-feira.

Campeão dos Jogos Mundiais da Associação Internacional de Surfe (ISA), há uma semana, Ítalo Ferreira fez a terceira melhor apresentação do dia, com 14,97, atrás do americano Griffin Colapinto, que fez 15,50. O atual líder do ranking, Filipe Toledo, estreia na última bateria.

Yago Dora aparece na oitava colocação, com 13,63, enquanto Jesse Mendes ocupa uma posição abaixo, com 13,30.

A competição tem formato diferente das demais etapas. Os 36 surfistas foram divididos em seis baterias. Cada um tem direito de pegar quatro ondas (duas para a direita e duas para a esquerda) na primeira fase.

Os dois melhores de cada bateria e os outros 12 melhores na classificação geral surfarão mais duas ondas (uma esquerda e uma direita). Os 12 piores são eliminados. Os oito que conseguirem os maiores somatórios na fase qualificatória avançam para a final, que acontecerá no sábado.

Depois da etapa americana, restarão apenas três para definir o campeão da temporada, os 22 que ficarão na elite e os classificados para a Olimpíada de Tóquio-2020. As disputas seguintes serão em outubro, na França e em Portugal, e em dezembro, em Pipeline, no Havaí.