FIBA confirma as 24 seleções que disputarão Pré-Olímpico de 2020

Brasil disputará a competição e precisa ficar entre os quatro melhores para conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Basquete Brasil
Brasil disputara o Pré-Olímpico e sonha com vaga em Tóquio 2020 (Foto: Divulgação/FIBA)

Escrito por

A FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou as 24 seleções que vão disputar o Pré-Olímpico do ano que vem. Quatro vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 estão em disputa. O Brasil, que foi eliminado na segunda fase da Copa do Mundo da China, estará participará do torneio. 

Serão sete equipes das Américas, nove da Europa, três da Asia e Oceania, e três da África. Disputam o Pré-Olímpico as 16 melhores seleções na Copa do Mundo que não garantiram vaga direta para Tóquio, além de outras oito melhores colocadas no ranking da FIBA que não disputaram o Mundial. 

Serão quatro torneios, cada um com seis equipes sorteadas, que se enfrentam em uma sede fixa, entre os dias 23 e 28 de junho de 2020. Apenas o campeão de cada um dos quatro torneios garantem vaga para as Olimpíadas. Ao todo, serão 12 seleções em Tóquio. A FIBA ainda não definiu a data do sorteio.

Seleções garantidas em Tóquio 2020
A Copa do Mundo da China classificou oito seleções para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Na Europa, a campeã mundial Espanha e a França garantiram as vagas. A Argentina, vice-campeã, e os Estados Unidos, foram os dois melhores das Américas. Além deles, Nigéria (África), Irã (Ásia), Austrália (Oceania) e Japão (país sede) também estão credenciados.

Confira abaixo os classificados para o Pré-Olímpico:
Brasil
Canadá
República Dominicana 
México
Porto Rico
Uruguai
Venezuela
Croácia
República Tcheca
Alemanha
Grécia
Itália
Lituânia
Polônia
Rússia
Eslovênia
Sérvia
Turquia
China
Coreia do Sul
Nova Zelândia
Angola
Senegal
Tunísia

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter