De olho nas medalhas: presidente do COB se reúne com Comitê Organizador do Pan-Americano 2023

Evento ocorre em Santiago, no Chile, entre outubro e novembro

cob pan-americanos 2023
Dirigentes das entidades detalharam planejamento e desenvolvimento dos Jogos (Foto: Camila Dantas / COB)

Escrito por

Entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, o continente estará de olho nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Dessa forma, o presidente do COB, Paulo Wanderley, se reuniu com o Comitê Organizador do evento, sob a representação da diretora-executiva Gianna Cunazza e a responsável pelas Relações Internacionais do Ministério do Esporte do Chile, Andrea Navea.

- A nossa delegação brasileira vem com cerca de mil pessoas para Santiago, entre atletas e oficiais. Por isso, é necessário acompanhar de perto os preparativos para a competição mais importante do calendário esportivo deste ano. Agradeço a receptividade do Comitê Organizador, que tirou todas as nossas dúvidas, e nos colocamos à disposição para que tenhamos um grande evento - afirmou Paulo Wanderley, otimista com a classificação do Brasil no ranking dos Jogos.

+ Campeão da WSL 2022, Filipe Toledo avalia cenário competitivo do surfe: 'É um esporte egoísta'

O dirigente brasileiro também comentou, na reunião, sobre as possibilidades da entrada dos eSports nos Jogos. A cada ano, os games ganham mais destaque no cenário mundial e podem atrair os olhares de um público-alvo diferente.

- Esse assunto tem avançado, mas ainda necessita ser aprovado. Existe a possibilidade de ser um esporte de exibição, com convidados, mas precisam ser avaliadas as condições. No próximo seminário de chefes de missão, em abril, vamos transmitir a informação oficial com todos - declarou Gianna.

A decisão oficial será dada no seminário de chefes de missão, em abril. Por ser uma novidade, os dirigentes tratam a negociação com cautela.

Serão 33 modalidades disputadas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Ao todo serão mais de 7.000 atletas no evento, representantes de 41 países de toda a América. Atualmente, 377 brasileiros estão confirmados na competição - número esse que pode chegar a mais de 500 atletas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter