Presidente do COB estabelece meta para Jogos Pan-Americanos e Olímpiadas de Paris 2024

Paulo Wanderley Teixeira concede entrevista e afirma que o Time Brasil está no caminho certo para a conquista de grandes resultados

Paulo Wanderley Teixeira - COB
Paulo Wanderley Teixeira é o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (Camila Dantas/COB)

Escrito por

Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley Teixeira revelou as suas expectativas para os Jogos Pan-Americanos 2023 e os Jogos Olímpicos de Paris 2024. De acordo com o mandatário, o Time Brasil buscará manter o segundo lugar na competição continental, atrás apenas dos Estados Unidos, maior potência poliesportiva do mundo. Já na competição internacional mais importante da próxima temporada, a meta é seguir crescendo, com maior número de medalhas nas categorias que os brasileiros se destacam.

- Nossa equipe, o Brasil, os atletas, as seleções estão se esforçando muito no dia a dia.(...) Neste momento, estamos ótimos, com uma boa possibilidade de resultados nos Jogos Pan-Americanos, Jogos Mundiais de Praia e, naturalmente, na sequência, os Jogos Olímpicos - avaliou, durante a cerimônia do Prêmio Olímpico Brasileiro, na Cidade das Artes.

+ Prêmio Brasil Olímpico: Alison dos Santos e Rebeca Andrade são eleitos os 'Atletas do Ano'

O Brasil terminou os Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, com o melhor resultado de sua história. Ao todo, foram 169 medalhas, sendo 54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes. Os Estados Unidos, ficaram com a primeira colocação, como de praxe, com 293 medalhas.

- No mínimo, manter a posição do vice-campeão do continente americano. São 42 países, então é uma marca muito importante. Não que a gente não busque a primeira colocação, mas temos que ser realistas: os Estados Unidos tem o maior país em termos esportivos do mundo no nosso continente, infelizmente. Se eu pudesse, mandava eles para a África, mas não dá, fazer o que, vamos enfrentá-los - brincou.

O Time Brasil realizou a sua melhor campanha na história dos Jogos Olímpicos em Tóquio 2020. A delegação brasileira conquistou 21 medalhas, com destaque para os sete ouros e a 12ª posição na zona de classificação. Antes, a melhor campanha havia sido na Rio 2016, com 19 medalhas e, também, sete ouros.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter