Conselho da World Athletics divulga mudanças no atletismo para Olimpíadas de 2024

De olho nos Jogos de Paris, entidade decidiu por novos formatos em diversas provas importantes do programa

Palco do tricampeonato olímpico de Usain Bolt nos 100m nos Jogos Rio 2016, Estádio Olímpico Nilton Santos receberá o Troféu Brasil 2022
Provas dos 200m até 1500m terão novas mudanças com os olhos nas Olimpíadas (Divugação/CBAt)

Escrito por

Com objetivo de melhorar a disputa no atletismo, o Comitê Organizador da World Athletics divulgou mudanças no formato das competições. Agora, as provas de 200m até 1500m contarão com uma repescagem, que substituirá o formato anterior em que o melhor tempo era soberano. 

Com a mudança, as provas passarão a ter quatro etapas: primeira, repescagem, semifinal e final. Os horários das novas baterias funcionarão de acordo com a competição. Dessa forma, todos os competidores classificados para a disputa participarão de pelos menos duas etapas. 

Vale destacar que as mudanças não estarão presentes nos 100m rasos, por conta das baterias preliminares já estabelecidas na prova. As corridas mais longas também não fazem parte do novo ciclo, já que a necessidade de recuperação física entre as provas é primordial e indispensável. 

Sobre o novo formato, o presidente da World Athletics, Sebastian Coe, explicou que fez consulta aos atletas para aprovar as novas mudanças.

- Após consultar nossos atletas e emissoras, acreditamos que esta é uma inovação que tornará a progressão nesses eventos mais simples para os atletas e criará expectativa para fãs e emissoras. As rodadas de repescagem darão mais exposição ao nosso esporte durante o pico do período olímpico e serão cuidadosamente programadas para garantir que todos os eventos do nosso programa olímpico mantenham sua parte nos holofotes - afirmou.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter