Kai Sakakibara

Kai Sakakibara aparece na zona de classificação para a Olimpíada de 2020 (Foto: Divulgação/Australian Cycling Team)

LANCE!
12/02/2020
18:11
Melbourne (AUS)

O ciclista australiano Kai Sakakibara, décimo colocado do ranking mundial de BMX, precisou ser induzido ao coma após sofrer um grave acidente no último sábado, durante a etapa de Bathurst, na Austrália, da Copa do Mundo. Um problema na roda dianteira de sua bicicleta ocasionou a queda do jovem de 24 anos, que bateu com a cabeça no chão em alta velocidade. 

Embora estivesse usando capacete no momento do choque, o atleta teve sérias lesões cranianas. Ele foi sedado no local antes de ser levado de avião ao Hospital de Canberra, onde passou por uma cirurgia para aliviar a pressão em seu cérebro.

Sakakibara aparece na zona de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e vivia a expectativa de disputar o megaevento pela primeira vez. A família informou nesta quarta-feira que o quadro é crítico, apesar de estável. 

"Entendemos que o caminho a seguir será longo e difícil. Permaneceremos positivos e levando as coisas dia por dia. Não há muito que possamos fazer neste momento, mas Kai precisa do seu apoio e sua energia positiva. Por favor, continue pensando em Kai e fique conosco em sua jornada pelos próximos meses", pediu a família.

Kai é o irmão mais velho de Saya Sakakibara, quinta do mundo e melhor australiana do ranking de BMX, que deve representar o país em Tóquio-2020. O ciclista nasceu em Gold Coast, nas foi criado no Japão, onde viveu dos 3 aos 11 anos.

A etapa de Bathurst da Copa do Mundo acabou cancelada em razão do mau tempo.