Brasileiro Sênior de judô na Bahia definirá vagas para a Seleção de 2019

Competição que será realizada nos dias 9 e 10 de outubro, em Lauro de Freitas, vai definir os líderes do ranking nacional da CBJ, que se classificam para a equipe principal

Brasileiro Senior
A judoca Sarah Menezes será uma das atletas a competir na BAhia (Foto: Vitor Lima/CBJ)

Escrito por

O Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA), receberá nos dias 9 e 10 de outubro judocas de 26 seleções estaduais em busca do título do Campeonato Brasileiro Sênior 2018. A competição distribui os últimos 180 pontos no ranking nacional da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e os líderes de cada categoria, ao final do evento, garantirão uma vaga na Seleção principal para defender o Brasil em 2019.

A competição reunirá 315 atletas de todo o país, entre eles judocas que disputaram, na última semana, o Campeonato Mundial de Baku, entre eles alguns nomes consagrados como Rafaela Silva (57kg), Mayra Aguiar (78kg) e Victor Penalber (81kg).

A liderança no ranking nacional valerá como o passaporte para vestir o judogi da seleção no ano que vem. O campeão brasileiro soma 180 pontos; o vice, 125; e os terceiros colocados ficam com 100 pontos. A quarta colocação dá 80 pontos; a quinta, 60; os sétimos colocados garantem 45 pontos e somente a participação vale 15 pontos.

As atividades na cidade baiana começarão já na segunda-feira, 08, com o credenciamento de técnicos e atletas, das 12h às 16h. Em seguida, às 17h30, o sorteio das chaves definirá os primeiros confrontos do Brasileiro.

Todas as 16 categorias de peso, femininas e masculinas, vão ao tatame na terça-feira, 09, para o primeiro dia de disputas. As disputas por medalhas ficarão para quarta-feira, 10, começando pelas definições dos bronzes, a partir das 9h. As lutas pelo título nacional serão a partir das 12h, com transmissão ao vivo dos canais SporTV e ESPN.

O gestor de eventos nacionais da CBJ, Matheus Theotônio, espera uma competição de alto nível técnico em solo baiano.

– Estamos trabalhando duro para realizar mais um grande evento nacional, de alto nível técnico, valendo vaga na seleção principal e com a participação de alguns dos principais nomes do judô brasileiro na atualidade. Além disso, com as finais sendo transmitidas ao vivo pelo SporTV e ESPN os fãs do judô por todo o Brasil terão a oportunidade de ver seus ídolos e torcer pelos representantes de seus estados na briga pelo título nacional. Para quem já ama o judô e para aqueles que querem conhecer melhor a modalidade mais vitoriosa do Brasil em Jogos Olímpicos, esse Brasileiro será uma ótima oportunidade –projeta.

Os judocas que lideram as categorias olímpicas no masculino são Ítalo Carvalho (60kg/MA), Diego Santos (66kg/BA), Alex Pombo (73kg/RS), Guilherme Schimidt (81kg/DF), Eduardo Bettoni (90kg/MG), Renan Nunes (100kg/RS) e Jonas Inocêncio (+100kg/SP). No feminino as líderes são Gabriela Chibana (48kg/SP), Eleudis Valentim (52kg/SP), Tamires Crude (57kg/RJ), Alexia Castilhos (63kg/RS), Bárbara Timo (70kg/SP), Camila Ponce (78kg/MS) e Beatriz Souza (+78kg/SP).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter