Logo do Lance! branca com exclamação amarela

Rafael Câmara lidera testes e se aproxima de vaga na F1 2027

Brasileiro concluiu as sessões da Haas com o melhor tempo, superando dois concorrentes pela vaga na elite

PorAndressa SimõesRio de Janeiro (RJ)
28/08/2026 20:05
Atualizado há 1 minutos

Supervisionado porThiago Fernandes,
Com o dedo indicador direito estendido, Rafael Câmara posa para foto após vitória no Grande Prêmio da Bélgica da Fórmula 2
Rafael Câmara venceu duas etapas da Fórmula 2 em 2026 (Foto: Reprodução/Instagram @formula2)

Os brasileiros fãs de automobilismo sonham com uma nova vaga do Brasil na Fórmula 1 2027, e o desempenho recente de Rafael Câmara promete endossar ainda mais as expectativas. Ele concluiu os dois dias de testes da Haas como o piloto mais rápido, sendo o que mais se aproximou do tempo de referência de Oliver Bearman (titular da equipe), segundo informações do "ge".

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

As sessões da escuderia foram realizadas de portas fechadas no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão (Portugal). Rafa Câmara superou as marcas do italiano Leonardo Fornaroli, atual campeão da F2 e reserva da McLaren na F1, e do japonês Ryo Hirakawa, reserva da Haas e piloto da Toyota. Os pilotos brigam pela vaga de Esteban Ocon, da Haas, no próximo ano.

continua após a publicidade

Segundo o portal italiano AutoRacer, o teste foi uma oportunidade para a equipe avaliar três pilotos de perfis diferentes, analisando como cada um se adapta ao universo da F1 em aspectos como consistência, feedback técnico e trabalho com os engenheiros. As sessões, entre os dias 26 e 28 de agosto, foram realizadas com o VF-25, carro da temporada 2025 da Haas na elite do automobilismo.

Carro de Rafael Câmara, piloto da Invicta Racing, durante a etapa da Feature Race da Fórmula 2
Rafael Câmara é piloto da Invicta Racing na Fórmula 2 (Foto: Reprodução/Instagram@rafaccamara88)

➡️ F1: Ferrari fará homenagens a Schumacher no GP da Itália

Rafa Câmara na F2

Atualmente, o brasileiro é o terceiro colocado da classificação, com 145 pontos, e está na briga direta pelo título da F2. Rafa Câmara, da Invicta Racing e membro da Academia de Pilotos da Ferrari, tem duas vitórias na temporada, conquistadas nos GPs de Barcelona e da Bélgica, em junho e julho. Ele também subiu ao pódio em três oportunidades: em segundo lugar no GP da Austrália e em terceiro nos GPs de Miami e da Hungria.

continua após a publicidade

🏎️ Aposte no brasileiro Gabriel Bortoleto na F1 2026
*18+ | Ministério da Fazenda adverte: Aposta não é investimento | Conteúdo comercial | Aplicam-se termos e condições.

Sugerida para você!

Mais LANCE!