Brasil reage e vira para cima de Cuba no Mundial de vôlei masculino
Depois de perder os dois primeiros sets, o Brasil superou Cuba no tie-break na estreia do Campeonato Mundial<br>

O Campeonato Mundial Masculino de Vôlei começou com emoção. Depois de perder os dois primeiros sets e mexer no time titular, o Brasil reagiu, virou e derrotou Cuba por 3 sets a 2 – parciais de 31-33, 21-25, 25-16, 25-17, 18-16 -, na manhã desta sexta-feira, na cidade de Ljubljana, na Eslovênia, partida que abriu o torneio, pela fase classificatória do Grupo B. O time verde-amarelo volta a jogar domingo, contra o Japão, ás 9h (horário de Brasília), com transmissão pelo SporTV 2 e também pelo canal do Web Vôlei no YouTube. Além de Cuba e Japão, o grupo brasileiro conta com a Seleção do Qatar. Os dois primeiros avançam para a próxima fase.
O técnico Renan dal Zotto escalou o Brasil com: Bruninho, Wallace, Lucão, Flávio, Leal, Lucarelli e Thales. Wallace foi o maior pontuador da partida, com 23 pontos, seguido por Leal, com 22. Herrera foi o destaque de Cuba, com 18 acertos. Lopez, destaque do Sada Cruzeiro nas duas últimas temporadas, fez 14. A Seleção Brasileira terminou a partida com 15 pontos de bloqueio.
O Brasil começou bem o jogo, dominando o placar, com Wallace e Leal ditando o ritmo no ataque. Nesse ritmo, abriu boa frente no placar, com 17 a 12 e parecia encaminha a vitória na parcial. O saque de Cuba, no entanto, começou a funcionar e, aos poucos, os cubanos foram tirando a diferença. A equipe brasileira teve três match points consecutivos mas, sem passe, a Seleção Brasileira passou a jogar muito pelas pontas, facilitando a leitura do bloqueio cubano. Com um bloqueio em cima de Leal, Cuba fechou set em 33 a 31.
Confiante com a virada na primeira parcial, Cuba voltou ainda mais agressiva no saque e no ataque. A partir da segunda metade do set, nada mais funcionava no Brasil: nem o passe, nem o bloqueio e muito menos a defesa. A distribuição de Bruninho ficou muito previsível, pelas pontas. Lucão só foi marcar o seu primeiro ponto de ataque no jogo no final do segundo set. Bem marcada, a Seleção Brasileira voltou a cair para os rivais: 2 a 0, com 25 a 21 na parcial.
Atendendo aos pedidos da torcida, Renan mexeu no time e começou o terceiro set com Rodriguinho no lugar de Lucarelli e Cachopa no de Bruninho. O Brasil se reequilibrou no ataque, com uma distribuição mais equilibrada, jogando mais pelo meio e fazendo o bloqueio cubano se deslocar mais. A confiança mudou de lado e a Seleção Brasileira passou a sacar melhor e a tocar nas bolas cubanas no bloqueio, o que impactou também no melhor posicionamento da defesa. Nesse ritmo avassalador, a equipe passou em quadra, abrindo 19 a 10 no terceiro set, fechando não só essa parcial, mas a seguinte, para empatar o jogo em 2 a 2.
No tie-break, mais emoção. O Brasil abriu 12 a 9, mas Lopez foi para o saque e encostou no placar. Cuba chegou a ter o match point em 14 a 13, mas o Brasil teve equilíbrio emocional para empatar em 14 a 14. Num saque de Rodriguinho, amortecido pela rede, os cubanos tiveram de devolver a bola de graça para a Seleção Brasileira, que não perdoou e fechou o set e o jogo num ataque de Leal na paralela.
A expectativa agora é saber se Renan vai manter Cachopa no time titular contra o Japão ou se retorna com o capitão Bruninho. O Brasil chegou às últimas cinco finais de Campeonatos Mundiais. Conquistou o tricampeonato em 2002, 2006 e 2010 e foi vice-campeão em 2014 e 2018, com derrotas para a Polônia em ambas as vezes.
– Não é fácil jogar contra Cuba. É um time forte, um time jovem. Estou sempre pronto para ajudar a equipe quando preciso – disse Cachopa, em entrevista após o jogo.

Lutas
UFC: Lexa grava vídeo para brasileira que defende cinturão
Há 1 hora
Tênis
Algoz de João Fonseca, Ben Shelton avança em Montreal
Há 2 horas
Vôlei
Sem Marcelle, Key Alves jogará pelo Osasco no Campeonato Paulista
Há 3 horas
Tênis
Rafael Jodar alcança feito inédito com vitória em Montreal
Há 4 horas
Vôlei
Sesc Flamengo, Praia Clube e Fluminense disputarão torneio antes da Superliga
Há 4 horas
Tênis
João Fonseca encara holandês na estreia em Cincinnati
Há 5 horasMais LANCE!

Eliminado no Mundial sub-17 de vôlei, Brasil tem pior campanha da história na base

Tenistória: em 2001, Guga venceu rodada dupla e triunfou em Cincinnati

Americano vence e vai passar João Fonseca no ranking

Brasil busca vaga em LA 2028 no Mundial de Ginástica Rítmica

Brasileira campeã do UFC revela provocações de rival antes de defesa do cinturão

'Não acho que Hamilton será campeão novamente' da F1, diz Montoya

Calderano estreia com vitória consistente no Smash da Europa

Ex-campeão do UFC descarta Jon Jones e Anderson Silva como maiores da história

Cincinnati antecipa sorteio; veja o impacto a João Fonseca

Rio 2016: Floresta dos Atletas tem placas apagadas em Deodoro

'Mercado da roda' da F1: confira os principais rumores da silly season

LeBron x Doncic: confira as rodadas de Natal e abertura da NBA

Brasil leva virada no tie-break, sofre quarta derrota e cai no Mundial sub-17 de vôlei



