Botafogo x Flamengo: clubes fazem a final do Estadual de Remo na Lagoa Rodrigo de Freitas

No domingo, a prova mais importante terá apenas terão apenas três barcos nas raias: dois do Flamengo (A e B) e o do Botafogo

Botafogo - Remo
Botafogo terá único barco contra dois barcos flamenguistas (Foto: Arquivo pessoal)

Escrito por

Na história centenária do Remo no Rio de Janeiro, esporte que nasceu nos clubes de massa antes mesmo da chegada do futebol aos mesmos, poucas vezes se viu uma rivalidade tão grande entre Botafogo e Flamengo nas raias da Lagoa Rodrigo de Freitas como se vê no cenário atual. Neste domingo (16/10), eles chegam à 6ª e última Regata do Estadual 2022 com uma diferença de apenas três pontos entre eles.

- Podemos até comparar esse nosso Estadual a um Mundial de Fórmula 1, no sentido de que o campeonato pode ser decidido na última volta do último GP da temporada - disse Lucas Verthein, atleta alvinegro e único remador brasileiro na Olimpíada de Tóquio.

Para contextualizar e entender a importância que tem essa regata para os clubes, é preciso rebobinar a fita do Estadual em dez anos. De 2013 a 2018, o Botafogo foi hexacampeão. Até o Flamengo quebrar essa hegemonia, com os títulos em 2019 e 2021 – não houve competição em 2020 por conta da pandemia.

Agora, o lado vermelho e preto dessa disputa chega à última etapa com apenas três pontos à frente. A Estrela Solitária chegou a estar com 17 pontos de vantagem na classificação geral na abertura da 5ª Regata.

-Chegamos a grande decisão. É um campeonato acirradíssimo, que talvez só deva ser decidido mesmo na última prova. E serão dez neste domingo. Estamos todos aqui no Botafogo querendo demais esse título, para retomarmos aquele caminho recente que fizemos por seis anos. Convocamos todos os nossos torcedores a comparecerem em peso para nos empurrar. Queremos contar com todos lá na Lagoa - disse Verthein.

E a última das dez provas do programa de domingo é justamente a que Lucas vai disputar, a 8 COM, a mais clássica do Remo, a única além do Single Skiff a estar presente em todas as Olimpíadas desde 1900. E serão apenas três barcos nas raias: dois do Flamengo (A e B) e o do Botafogo, que será composto por Lucas Verthein, Gabriel Soares, Uncas Tales Batista, Jean Marcelin, Pedro Henrique Alves, Renato Cezar Cataldo, Marcelo de Almeida, Diego Nazário e Ian Vitor Amâncio.

- A 8 COM é a prova mais tradicional do Remo, o maior símbolo de trabalho em equipe. A gente até faz essa ligação com o mundo corporativo e com a vida de uma maneira geral, por ter as pessoas na mesma sintonia, com a mesma vontade, remando todas juntas rumo ao mesmo objetivo. A da categoria sênior masculino é a mais representativa. Tem até aquela Regata de Oxford contra Cambridge, de muitos anos, famosa no mundo inteiro. Vamos com tudo para tentar buscar esse título para o Botafogo - afirmou.

Confira o programa da 6ª Regata do Estadual de Remo, que vai ser transmitida ao vivo no canal do Youtube da Botafogo TV:


- Prova 1 – 9h – Double Skiff – S23 / Feminino – 2.000m
- Prova 2 – 9h15 – Single Skiff – Juvenil / Feminino – 500m
- Prova 3 – 9h25 – Double Skiff – Junior – A – 2.000m
- Prova 4 – 9h40 – Four Skiff – Junior – B – 1.000m
- Prova 5 – 9h50 – Single Skiff – Peso Leve S23 / Feminino – 2.000m
- Prova 6 – 10h05 – Four Skiff – Masters – F – 1.000m
- Prova 7 – 10h15 – Double Skiff – Juvenil – 500m
- Prova 8 – 10h25 – 4 Com – Aspirante – 2.000m
- Prova 9 – 10h40 – Four Skiff – Aberto / Feminino – 2.000m
- Prova 10 – 11h – 8 Com – Aberto – 2.000m

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter