Henrique Avancini é o Atleta da Torcida no Prêmio Brasil Olímpico 2018

Henrique Avancini foi eleito o Atleta da Torcida no Prêmio Brasil Olímpico (Foto: Bárbara Mendonça/LANCE!)

LANCE!
19/12/2018
16:18
Rio de Janeiro (RJ)

Eram dez nomes na disputa, mas o público escolheu Henrique Avancini - com folgas! - como o Atleta da Torcida 2018, troféu entregue no Prêmio Brasil Olímpico. O ciclista foi eleito com expressivos 73,5% dos votos gerais e fechou com chave de ouro o grande ano de sua carreira, em que conquistou o Mundial de mountain bike maratona. Além disso, ele fechou o ano em quarto no Mundial de cross-country olímpico (XCO) e o segundo lugar no ranking mundial.

- Foi um engajamento massivo da comunidade da bicicleta e era algo que, sinceramente, eu esperava de uma certa maneira. Talvez não com uma diferença tão grande, mas eu sabia que a comunidade da bicicleta abraçaria essa votação, porque hoje nós temos realmente um meio muito desenvolvido, que é fechado. Então a gente tem uma mídia especializada, a gente tem grandes competições, a gente tem tem um público que acompanha com uma fidelidade incrível - analisou.

E Avancini não esconde sua grande meta para a carreira: uma medalha nas Olimpíadas de Tóquio-2020. Para o brasileiro, manter uma consistência nas provas de Mundiais seria o prenúncio de um bom desempenho nos Jogos.

- O que eu destaco foi o quanto que eu aprendi, o quanto que eu cresci e amadureci ao longo da temporada. O meu objetivo principal é chegar aos Jogos Olímpicos como um claro candidato à medalha. Eu me vejo ainda com muito espaço pra melhorias, pra crescimento e essa é a minha principal atenção. Hoje eu tenho nível pra largar nos Jogos Olímpicos como um candidato à medalha, mas eu ainda acredito que tenha muita coisa a ser refinada até os Jogos em 2020. Esse é o dever de casa e estou firme nessa missão - finalizou.