menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Atitude de engenheiro gera irritação em Hamilton no GP de Miami

Piloto se mostrou insatisfeito com a forma como a equipe estava lidando com a estratégia durante a prova

Lewis-Hamilton-Corrida-GP-de-Miami
imagem cameraLewis Hamilton no GP de Miami, nos Estados Unidos (Foto: AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 05/05/2025
15:33

  • Matéria
  • Mais Notícias

Durante o GP de Miami, realizado no último domingo (4), Lewis Hamilton se irritou com o engenheiro Riccardo Adami. Na pista, a equipe ordenou que o piloto de Mônaco cedesse o sétimo lugar ao heptacampeão. Portanto, o britânico teve que devolver a posição para o companheiro de equipe na parte final da corrida e caiu para oitavo.

continua após a publicidade

Ao ser atacado por Carlos Sainz, Lewis Hamilton ouviu de seu engenheiro que a distância para o espanhol era de apenas 1s4. O piloto se mostrou insatisfeito com a forma como a equipe estava lidando com a estratégia durante a prova.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

— Você quer que eu deixe ele passar também? — reclamou Hamilton.

➡️ Piloto da Fórmula 1 se declara ao PSG: ‘Sonhava em jogar pelo clube’

Entenda a reclamação de Hamilton

Naquele ponto da corrida, Charles Leclerc estava em oitavo lugar, enquanto Hamilton havia saído da 12ª posição para ocupar o nono posto. Ambos perseguiam Carlos Sainz, e o monegasco conseguiu superar o espanhol da Williams na volta 34 para assumir o sétimo lugar.

continua após a publicidade

Logo em seguida, Lewis Hamilton permaneceu logo atrás de Leclerc por algumas voltas, mas os dois seguiam com estratégias distintas: o britânico utilizava pneus médios, ao passo que Leclerc estava com compostos duros. Em comparação, um pneu médio novo oferece mais desempenho que um duro, porém se desgasta com mais rapidez.

Com os pneus médios ainda em boas condições, Lewis Hamilton considerou que estava sendo prejudicado pela presença de Leclerc à frente e avisou que estava "desgastando os pneus” enquanto seguia o companheiro de equipe:

continua após a publicidade

— Vocês querem que eu fique aqui o tempo todo? — disparou Hamilton, já insinuando a troca de posições com Leclerc.

Não demorou muito para o britânico voltar a criticar a decisão da Ferrari de manter Leclerc à frente:

— Isso não é um bom trabalho em equipe, é só isso que tenho a dizer — declarou.

Pouco depois da nova queixa, a equipe italiana resolveu inverter as posições — prontamente, Leclerc cedeu a posição e permitiu que o veterano assumisse o sétimo posto. A ideia era tirar Hamilton da turbulência aerodinâmica e permitir que ele tentasse alcançar Andrea Kimi Antonelli, que ocupava a sexta colocação com a Mercedes.

Lewis-Hamilton-Corrida-GP-de-Miami
Lewis Hamilton no Autódromo Internacional de Miami (Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFP)

➡️ Piastri ou Norris? Emerson Fittipaldi analisa disputa da McLaren na Fórmula 1

No entanto, a realidade mostrou que Hamilton não conseguiu se afastar de Leclerc. Com os pneus médios perdendo rendimento com o passar das voltas, os compostos duros passaram a oferecer um ritmo mais forte ao monegasco, que reduziu a diferença para menos de um segundo — suficiente para ativar a asa móvel e buscar uma ultrapassagem.

Pouco depois, foi Leclerc quem começou a reclamar no rádio com seu engenheiro, Bryan Bozzi. Inicialmente, pediu que Hamilton acelerasse mais e relatou estar enfrentando o ar sujo. Em seguida, informou que os pneus estavam superaquecendo e que estava “preso” atrás do companheiro.

A Ferrari levou um tempo considerável até ajustar a tática, mas enfim ordenou uma nova inversão na parte final da prova. Na volta 53 das 57, Hamilton devolveu a sétima posição a Leclerc e, logo depois, passou a ser pressionado por Carlos Sainz.

Foi nesse contexto que o engenheiro Riccardo Adami informou a distância para Sainz — o que levou à resposta atravessada de Hamilton pelo rádio.

➡️ Norris detona Verstappen após o GP de Miami: ‘Não está correndo de forma inteligente’

Hamilton x Adami

Hamilton e Adami já haviam se desentendido na etapa de abertura da temporada, na Austrália. Na ocasião, o britânico se irritou com a insistência do engenheiro ao repetir informações via rádio.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias