menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Piastri ou Norris? Emerson Fittipaldi analisa disputa da McLaren na Fórmula 1

Bicampeão mundial foi piloto da McLaren durante as temporadas de 1973 e 1974

a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
joaopedro-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionados porMarcelo Velloso,
Dia 04/05/2025
18:41
Atualizado há 3 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

Mais uma dobradinha aconteceu no GP de Miami para destacar o favoritismo da McLaren na F1 2025. No Mundial de Pilotos, Oscar Piastri e Lando Norris ocupam as primeiras posições com larga vantagem com 131 e 115 pontos, respectivamente. Com exclusividade para o Lance!, Emerson Fittipaldi analisou as chances da equipe inglesa na atual temporada da Fórmula 1, além de desmitificar o destaque de um piloto sobre o outro nas "Regras Papayas". Veja o vídeo completo acima.

continua após a publicidade

➡️ F1: Emerson Fittipaldi destaca Vasseur e avalia Hamilton na Ferrari

- A chance da McLaren ganhar é muito grande. Os dois pilotos são excelentes, o Lando já com mais experiência, o Oscar mais novo, mas são pilotos de características um pouco diferentes. Então, eu acho que a McLaren tem que deixar aberto o jogo, já que ainda não tem uma diferença grande de um para o outro - afirmou Fittipaldi.

Com o melhor carro desde a segunda metade da última temporada, a McLaren passou a disputar o título tanto com Lando Norris quanto no Mundial de Construtores. O piloto não superou Max Verstappen no fim, mas a equipe foi campeã pela nona vez. Durante a luta contra o holandês, no entanto, um detalhe chamou atenção dos amantes da Fórmula 1: as "Papaya Rules" (Regras Papayas, em português).

continua após a publicidade

'Papaya Rules' e a disputa interna na McLaren

O objetivo principal dessas regras é reduzir os riscos de colisões entre os dois pilotos da McLaren, enquanto ainda mantém a competitividade na corrida. Contudo, alguns momentos ficaram em destaque na F1 2024 e alertaram sobre a preferência de Norris sobre Piastri dentro da equipe. No GP de São Paulo, por exemplo, quando o australiano cedeu a posição para o companheiro na corrida sprint após pressão no rádio.

A cobrança aconteceu por um motivo, no entanto, já que o #4 tinha chances matemáticas de tirar o título de Verstappen. Esse "detalhe" também foi explicado por Fittipaldi. O bicampeão mundial destacou que, "quando a hora chega", a equipe precisa priorizar um piloto sobre o outro estrategicamente.

continua após a publicidade

- Teoricamente, a hora que chegar esse momento que eles estiverem com uma contagem maior de pontos, obviamente a McLaren vai ter que facilitar ou tentar ajudar mais - analisou o brasileiro.

Apesar disso, o ex-piloto da McLaren aproveitou para desmitificar a ideia de um "piloto principal" e um "reserva" em uma mesma equipe. Para Emerson, ambos recebem o mesmo nível de equipamento para trabalhar dentro e fora das pistas.

- Mas muita gente confunde. Não tem um carro melhor que o outro. O investimento hoje é tão grande que não tem essa história piloto número 1 e piloto número 2. Os equipamentos são idênticos. O esforço da equipe de engenheiro, mecânico é igual para os dois carros - completou.

Vale destacar que, apesar de Norris estar a mais tempo na F1, Piastri superou o companheiro em número de vitórias com o GP de Miami. Agora, o australiano da McLaren está com três triunfos seguidos na F1 2025.

Oscar Piastri - Lando Norris - GP de São Paulo - Interlagos - Fórmula 1 - F1
Da esquerda para direita, Oscar Piastri e Lando Norris no GP de São Paulo, em Interlagos, na Fórmula 1 (Foto: Miguel Schincariol/AFP)

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Qual será a próxima corrida da F1 2025?

Após o GP de Miami, o próximo compromisso das equipes é o GP da Emilia-Romagna, na Itália, entre os dias 16 e 18 de maio. Assim, a Fórmula 1 chega à Europa pela primeira vez na temporada de 2025. A corrida está agendada para às 10h (de Brasília), no domingo (18).

Esta temporada tem 24 corridas previstas, e o GP de São Paulo será em 9 de novembro. O campeonato se encerra em 7 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias