Medalhas Tokyo 2020

Medalhas de Tóquio 2020 foram apresentadas a exatamente um ano da abertura (Foto: Divulgação)

LANCE!
24/07/2019
16:16
Tóquio (JAP)

As medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio foram apresentadas ao mundo, nesta quarta-feira, na capital japonesa. A notícia coincide com o início da contagem regressiva de um ano para a cerimônia de abertura.

O desenho das medalhas busca refletir o lema da Olimpíada do Japão de que, para atingir a glória, é preciso que os atletas tenham vitórias diárias. Os objetos serão fabricados com material reciclável, extraído de telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos doados pela população local.

Os modelos foram escolhidos depois de um concurso aberto a designers profissionais e estudantes e teve mais de 400 inscritos. Um painel de analistas escolheu o modelo vencedor, feito pelo japonês Junichi Kawanishi, da cidade de Osaka.

–É uma grande honra ter o meu desenho escolhido para as medalhas de Tóquio 2020. Nunca sonhei que o modelo que enviei seria selecionado. Espero que as medalhas sejam vistas como um tributo aos atletas, seus esforços e que reflitam a glória e a amizade – disse Kawanishi.

Cronograma em dia

Presente nas celebrações, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, elogiou os preparativos em dia na cidade-sede dos Jogos.

– O Japão fará história. Será um momento maravilhoso e único para nossos queridos anfitriões japoneses, que vão mostrar ao mundo o melhor do Japão: uma história rica, tradições, tecnologia de ponta, cultura e, é claro, amor pelo esporte. Os preparativos têm feito grande progresso graças ao brilhante trabalho do Comitê organizador e ao apoio dos governantes e de toda a comunidade. Nunca vi uma cidade-sede tão preparada como Tóquio, faltando um ano para o início do Jogos Olímpicos – disse Bach.


O suíço também relembrou os velhos tempos e praticou esgrima com crianças. No esporte ele conquistou o ouro por equipes na Olimpíada de 1976, em Montreal, no Canadá.

As competições de Tóquio 2020 serão disputadas entre 24 de julho e 9 de agosto. Cerca de 3.2 milhões de ingressos já foram vendidos, enquanto mais de 200 mil pessoas se inscreveram como para trabalhar como voluntários.