Alvo de racismo, primeiro campeão português da NBA é homenageado pelo legislativo de Portugal

Pivô do Boston Celtics realizou feito histórico para o basquete do país

Neemias-Queta-scaled-aspect-ratio-512-320
Neemias Queta, o primeiro português campeão da NBA (Foto: JESSE D. GARRABRANT / AFP)

Escrito por

Alvo de racismo e xenofobia nas redes sociais recentemente, o pivô Neemias Queta recebeu uma congratulação oficial da Assembleia da República, o poder legislativo de Portugal, nesta quinta-feira (20). O atleta do Boston Celtics se tornou o primeiro português a vencer a NBA e, por isso, foi homenageado.

A Assembleia da República se reuniu em sessão plenária e aprovou a honraria a Queta após o partido Iniciativa Liberal apresentar um projeto de voto.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Esse foi o primeiro ano de Neemias Queta no Boston Celtics. O pivô teve como primeiro clube o FC Barreirense, de Portugal. Depois, foi para o Benfica, mas jogou apenas um ano antes de se juntar à equipe universitária americana de Utah State. Em 2021, foi selecionado no draft da NBA pelo Sacramento Kings, tornando-se o primeiro jogador português a disputar a liga de basquete mais forte do planeta.

➡️ Boston Celtics entra para a lista! Veja as melhores campanhas da história dos playoffs da NBA

Caso de racismo

Ao ser parabenizado pelo perfil oficial da seleção portuguesa de futebol nas redes sociais, Neemias Queta foi alvo de comentários racistas e xenofóbicos. Alguns perfis insinuaram que o atleta, nascido em Portugal, não poderia ser português por causa da cor da pele e origem (ele é filho de pais guineenses). Os usuários racistas escreveram frases como: "Desde quando os pretos são portugueses?".

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter