Ex-lutador revela projeto que viabiliza o Jiu-Jitsu nas escolas de SP
Responsável pela parte de lutas na Secretaria de Esportes de SP, Matheus Serafim está à frente de projeto que colocará o Jiu-Jitsu como "matéria obrigatória" em escolas da cidade

Por Mateus Machado
Ex-lutador de MMA e oriundo do Jiu-Jitsu, Matheus Serafim segue diretamente envolvido com o mundo das lutas. Prova disso foi o fato de, recentemente, assumir a coordenação da parte de lutas da Secretaria de Esportes de São Paulo. Com metas ousadas em seu novo desafio, o paulista vem desenvolvendo um novo projeto que pretende viabilizar a entrada do Jiu-Jitsu nas escolas dos municípios de São Paulo.
Entitulado de "Jiu-Jitsu nas Escolas", o projeto já é aplicado de forma bem sucedida nos Emirados Árabes Unidos, através de professores de Jiu-Jitsu brasileiros que foram chamados pelas autoridades locais para desenvolver a arte suave no país. Agora, a intenção é trazer a ideia para o Brasil.
- Fui chamado pelo Secretário de Esportes para estar ao lado dele trabalhando e coordenando toda a parte de lutas na Secretaria de Esportes. Então, hoje eu sou o coordenador geral de lutas em São Paulo, em todos os sentidos... Eventos, projetos sociais, tudo que esteja envolvendo o município de São Paulo na questão de lutas. Meu objetivo é alavancar os esportes de luta, eu quero dar uma ênfase, ajudar, promover e mostrar que a luta realmente transforma vidas, traz disciplina e uma série de benefícios. Meu papel na Secretaria é engrandecer o esporte e as lutas, que nunca tiveram alguém responsável para poder fazer esse trabalho. É uma inovação e um trabalho muito importante a ser feito - disse Matheus, que falou de forma mais específica sobre o projeto.
- O meu projeto, que é o Jiu-Jitsu nas escolas, está nascendo após eu morar em Dubai por seis meses e acompanhar o projeto deles. Eu, como tenho origem no Jiu-Jitsu, acho necessário esse projeto aqui no Brasil, nas escolas. Trazendo disciplina, respeito, acabando com a violência contra os professores. Acredito que o Jiu-Jitsu nas escolas tem grande benefício educacional para as pessoas, acho que vai ter uma grande mudança na educação do Brasil se tiver o Jiu-Jitsu como matéria obrigatória - analisou o faixa-preta, declarando que o projeto está bem encaminhado na cidade de São Paulo, tendo até data para começar.
- Tive uma reunião com o secretário e já começamos a andar com o projeto, então isso não é só um sonho, isso já está virando uma realidade, e tem grande expectativa desse projeto já começar em janeiro. Já começamos a montar todo o projeto e em janeiro começamos a implementar o Jiu-Jitsu nas escolas. Então, nós vamos dar emprego para os professores de Jiu-Jitsu, que hoje precisam sair do Brasil. Vamos tentar segurar eles aqui, tentando dar um bom salário, além de boas condições para que continuem aqui. São Paulo vai ser uma referência para que outros estados, futuramente, também possam realizar esse projeto.
Quer ficar por dentro do mundo da luta? Clique e acesse o site da TATAME!

Lutas
Em busca do cinturão, Jean Silva finaliza mexicano no Noche UFC; veja resultados
Há 18 horas
Lutas
Silva x Delgado: saiba card completo, horário e onde assistir ao Noche UFC
Há 22 horas
Lutas
Jean Silva coloca Brasil no topo do Noche UFC
Há 1 dia
Lutas
Com Poatan, UFC divulga lista de todos os brasileiros sob contrato
Há 1 dia
Lutas
Poatan reage a críticas de Moicano e dispara: 'Tá falando b…'
Há 2 dias
Lutas
Poatan dá ultimato a críticos: 'Podem parar de me seguir'
Há 2 diasMais LANCE!

Poatan cogita voltar aos meios-pesados para enfrentar Borrachinha no UFC

Dana White confirma saída de MVP do UFC: 'Não faz mais parte'

Muito além de torcedor, José Aldo já foi atleta do Flamengo no UFC

José Aldo completa 40 anos com trajetória campeã do WEC ao UFC

Após protesto contra árbitro, lutador do UFC critica Poatan: 'Seja homem'

Semana de luta! Retorno do Brasil ao topo do Noche UFC

Alex Poatan solicita revanche com Cyril Gane: 'Essa é a luta'

Maria Clara Pacheco: de promessa a candidata ao ouro em 2028

Maria Clara Pacheco é ouro no Grand Prix de Taekwondo

UFC recusa proposta de Borrachinha por disputa de cinturão

Nocaute em 2 minutos marca fim do UFC Paris; veja resultados

UFC 332 terá brasileira em disputa de cinturão após lesão de campeã

Hooker x Parnasse: saiba card completo, horário e onde assistir ao UFC Paris

