Flávio Canto será uma das atrações que vão palestrar no evento nesta semana (Foto: Divulgação)

Flávio Canto, medalhista olímpico, será uma das atrações que vão palestrar no evento no Rio (Foto: Divulgação)

TATAME
08/10/2019
15:54
Rio de Janeiro (RJ)

A partir desta quarta-feira (9) até a próxima sexta (11), o Rio de Janeiro será palco da sexta edição do Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate e do I Simpósio Internacional de Lutas no campus da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O Enamec vai reunir 70% dos principais pesquisadores em lutas do mundo, atletas medalhistas olímpicos, lutadores do UFC, profissionais com diversos títulos e estudantes.

O evento terá palestras, cursos, apresentação cultural, relatos de experiências, pesquisas, estandes e livros recém-lançados. À TATAME, Bianca Miarka, uma das principais organizadoras, destacou a importância deste encontro científico para evolução da área.

- Esse encontro científico também é prático e valoriza tanto o pesquisador, quanto a pessoa que quer entender mais sobre lutas ou quer se atualizar. O sexto Enamec e o primeiro Simpósio Internacional de Lutas serão um dos maiores e melhores congressos do mundo que trata de Esportes de Combate e Artes Marciais. Esse evento é essencial para quem busca novos conhecimentos. O custo é muito baixo, exatamente para que os estudantes e profissionais que trabalham com lutas possam comparecer e enriquecer os seus conhecimentos - disse Bianca.

A TATAME preparou uma sinopse dos três dias do Enamec do Simpósio Internacional de Lutas.

1º dia – 9/10

O tema é a melhora de rendimento. No início do dia, haverá uma palestra sobre treinamento intermitente, mesa redonda sobre preparação física e treinamento em atletas de MMA, seguidos por uso de inteligência artificial e análise biomecânica contextualizadas para melhora do desempenho técnico e tático. Além disso, o campeão olímpico Rogério Sampaio fará uma palestra de abertura para dar início ao evento.

2º dia – 10/10

Os temas são pedagogia e aspectos socioculturais das lutas. Nesse dia, a prática de luta é discutida desde a pedagogia escolar até a docência no ensino superior. O Instituto Reação estará presente para falar sobre as experiências na formação de faixas-preta dentro e fora do tatame. No final do dia, haverá uma palestra sobre um achado no sítio arqueológico da Serra do Capivara e a luta nos povos indígenas do Alto do Xingu.

3º dia – 11/10

No terceiro e último dia, o tema principal será a saúde, que contará com profissionais e pesquisadores da área para falar sobre neuro modulação, atualmente usada para melhora da saúde e de desempenho cognitivo em lutadores, estado de humor, efeitos fisiológicos do treino de lutas, prevenção de lesão e tratamento. Por fim, haverá uma menção honrosa às três melhores apresentações que serão publicadas.

Ainda é possível fazer a inscrição no Enamec e o SIL através do site oficial.

SERVIÇO:

6ª Enamec e I Simpósio Internacional de Lutas

Data: 9, 10 e 11 de outubro
Local: Av. Carlos Chagas Filho, 373 – Edifício do Centro de Ciências da Saúde – Bloco K, Ilha do Fundão, Rio
Inscrições: aqui