Com maioria brasileira, finais do World Pro da UAEJJF são definidas

No penúltimo dia de disputas do Abu Dhabi World Pro da UAE Jiu-Jitsu Federation, finais são definidas na faixa-preta; confira os resultados e quem pega quem nas grandes finais:

(Foto: Camila Nobre/TATAME)
O casca-grossa Kaynan Duarte será um dos finalistas na divisão até 94kg (Foto: Camila Nobre/TATAME)

Escrito por

* Tudo pronto para a reta final do Abu Dhabi World Pro 2019, organizado pela UAEJJF na capital dos Emirados Árabes Unidos. Nesta quinta-feira (26), foram definidos os finalistas no masculino adulto faixa-preta e feminino adulto faixas-marrom/preta. Foram diversas lutas de alto nível envolvendo atletas de todos os países, porém, os destaques na Mubadala Arena ficaram por conta dos aguardados embates entre os brasileiros Kaynan Duarte x Erberth Santos e Gabi Pessanha x Nathiely Jesus, vencidos por Kaynan e Gabi, respectivamente.

O dia contou também com a definição dos campeões no masculino adulto faixa-marrom, entre outras atrações. Vale lembrar que o World Pro retorna na sexta-feira, 26 de abril, para o seu último dia, onde a elite do Jiu-Jitsu mundial será corada. As finais acontecem a partir das 8h (horário de Brasília), e você confere todos os detalhes do evento aqui, na TATAME, e também nas redes sociais da UAEJJF.

Abaixo, veja como cada final foi desenhada:

- Masculino adulto faixa-preta


56kg: Hiago George x Bebeto Oliveira
Cada finalista lutou três vezes para garantir seu lugar na disputa pelo ouro. Enquanto Hiago finalizou Massaki Todokoro, Andrea Verdemar e Nobuhiro Sawada, Bebeto derrotou Tokodoro por 4 a 0 nos pontos, Sawada por 8 a 0 e, por fim, finalizou Verdemar.

62kg: Gabriel Sousa x João Miyao
No mesmo esquema da divisão até 56kg, Gabriel Sousa e João Miyao também entraram em ação três vezes antes de chegarem à final. Faixa-preta da ZR Team, Gabriel primeiro atropelou Alex Alduncin por 29 a 0 nos pontos, para em seguida finalizar Mohd Ali Hayat e Virgílio Carvalho. Já João pegou Alduncin na omoplata, passou por Mohd após desqualificação do rival e finalizou Virgílio.

69kg: Paulo Miyao x Issac Doederlein
Nesta categoria, Paulo Miyao deu show. Mostrando a classe de sempre, o brasileiro derrotou Mehdi Allaoui e Jan Basso por pontos, com 9 a 0 e 11 a 0, respectivamente, antes de finalizar Jorge Nakamura com um triângulo na semifinal. Do outro lado, Isaac Doederlein teve uma estreia difícil contra Lucas Galbusera, vencendo por decisão dos árbitros, e depois finalizou Aleksander Jablonski e Yijad Moussa para alcançar a decisão.

77kg: Tommy Langaker x Oliver Lovell
A divisão mais cheia entre os homens teve emoção de sobra. Contrariando as expectativas, Oliver Lovell finalizou o favorito Levi Jones-Leary logo na primeira luta e ganhou moral na busca pelo ouro. Depois, o faixa-preta do Reino Unido bateu Darragh O' Connaill e Bradley Hill, ambos nas vantagens, garantindo seu lugar no combate contra Tommy Langaker. Em seu lado da chave, o norueguês Tommy também não teve vida fácil, derrotando os duros Christian Dellevag, Diego Ramalho e, na semifinal, Guilherme Rocha, por 3 a 2 nas vantagens, após combate muito parelho.

85kg: Faisal Al Ketbi x Rudson Mateus
Maior ídolo do esporte nos Emirados Árabes Unidos, o local Faisal Al Ketbi precisou entrar em ação duas vezes para alcançar a decisão, ambas contra americanos. Primeiro, ele venceu Devhonte Johnson por decisão dos árbitros após 0 a 0 no placar. Em seguida, contra o duro DJ Jackson, um triunfo por 2 a 1 nas vantagens. O brasileiro Rudson Mateus, por sua vez, finalizou David Willis com uma chave de braço e, na semi, passou por William Dias via decisão dos árbitros.

94kg: Kaynan Duarte x Adam Wardzinski
Muito aguardada pelos fãs, a divisão até 94kg não decepcionou. De um lado, Kaynan Duarte brilhou com vitórias sobre Anton Minenko e Nicolas Penzer, e na semifinal, em uma das lutas mais esperadas do evento, raspou Erberth Santos para somar dois pontos no placar e garantir seu lugar na luta pelo ouro. Do outro lado, o polonês Adam Wardzinski passou por Rida Haisam via decisão dos árbitros e finalizou Basel Fanous com um estrangulamento da montada.

110kg: João Gabriel Rocha x Yahia Al Hammadi
Um dos favoritos para conquistar o título, João Gabriel Rocha precisou de três lutar para chegar à final. Na estreia, finalizou Keunwoo Kim, Depois, anotou 4 a 0 nos pontos sobre Khasan Varando e, diante do compatriota Ricardo Evangelista, 2 a 0 nas vantagens em duelo travado. O rival do brasileiro será o local Yahia Al Hammadi, que derrotou Walter dos Santos e Paulo Brasil, ambos por decisão.

- Feminino adulto faixas-marrom/preta

49kg: Mayssa Bastos x Thamires Aquino
Talvez o grande destaque do dia, Mayssa Bastos aplicou três estrangulamentos pelas costas para disputar o ouro. Com o golpe, a jovem estrela da GFTeam despachou Thamires Aquino, Elina Moestan e Serena Gabrieli. Sua adversária será Thamires, que apesar do revés para Mayssa, alcançou a final com triunfos sobre Elina Moestan e Margarita Ochoa.

55kg: Amal Amjahid x Bianca Basílio
Com três lutas cadas, Amal Amjahid e Bianca Basílio trabalharam para alcançar a disputa do título. Enquanto a belga Amal finalizou Katjusa Horman, venceu Anna Rodrigues por 1 a 0 nas vantagens e, na semi, anotou nova finalização, sobre Rose El Sharouni, a brasileira finalizou Katjusa e Rose, para por último superar a compatriota Anna por 3 a 0 nos pontos.

62kg: Beatriz Mesquita x Ffion Davis
Em outra aguardada decisão, Bia Mesquita finalizou Julia Maele com uma chave de braço e Larissa Paes com um estrangulamento pelas costas para alcançar a final. Já Ffiona Davies finalizou Nicole Sullivan com uma chave de braço e Kira Sung no estrangulamento arco e flecha.

70kg: Thamara Silva x Alessandra Moss
Três lutas para cada finalista nesta categoria. A brasileira Thamara Silva primeiro venceu Yara Kakish e Alessandra Moss, para em seguida bater a dura Samantha Cook por 4 a 2 nas vantagens. Já Alessandra, apesar do revés para Thamara, conseguiu ir à decisão por conta dos triunfos sobre Kakish e Vedha Toscano.

90kg: Gabrieli Pessanha x Claire-France Thevenon
Cada vez mais em alta, Gabi Pessanha teve duas pedreiras em seu caminho até a luta pelo ouro. A jovem brasileira primeiro derrotou Shantelle Thompson por 4 a 0 nos pontos e depois, por 1 a 0 nas vantagens, eliminou a casca-grossa Nathiely Jesus. Enquanto isso, Claire lutou apenas uma vez, vencendo Marta Szarecka por 3 a 2 nas vantagens.

Confira todas as finais abaixo:

Masculino adulto faixa-preta

56kg - Hiago George x Bebeto Oliveira
62kg - Gabriel Sousa x João Miyao
69kg - Paulo Miyao x Isaac Doederlein
77kg - Tommy Langaker x Oliver Lowell
85kg - Rudson Mateus x Faisal Al Kitbe
94kg - Kaynan Duarte x Adam Wardzinski
110kg - João Gabriel Rocha x Yahia Al Hammadi

Feminino adulto faixas-marrom/preta
49kg - Mayssa Bastos x Thamires Aquino
55kg - Amal Amjahid x Bia Basílio
62kg - Bia Mesquita x Ffion Davies
70kg - Thamara Silva x Alessandra Moss
90kg - Gabi Pessanha x Claire-France Thevenon

* Direto de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. 

Quer ficar por dentro do mundo da luta? Clique e acesse o site da TATAME!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter