‘Atletas com mais presença digital podem ser mais valorizados’, explica especialista em marketing digital

O estrategista de marketing digital Rodrigo Noll considera que as redes sociais dos lutadores são tão importante quanto os resultados nos tatames

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Especialista em marketing digital, Rodrigo Noll deu importantes dicas (Foto: Divulgação)

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Os atletas, em especial os lutadores, já não são mais apenas aquelas figuras a que o público assistia nas competições e, fora isso, via apenas na imprensa esportiva. Eles estão nas redes sociais, compartilham seu cotidiano e sua vida pessoal. Assim deve ser se quiserem garantir mais repercussão dentro e fora do mundo esportivo, afirma o especialista em vendas e marketing digital Rodrigo Noll.

- Atletas com mais presença digital são mais procurados e valorizados - explica.

De acordo com ele, a internet tem sido protagonista na definição de novos influencers e astros. O público escolhe seus favoritos e, conforme estas figuras viralizam, elas obtêm repercussão fora do mundo virtual, como convites para entrevistas e participações na televisão.

Em campeonatos de luta, por exemplo, isso tem grande peso: não basta mais ser o melhor lutador, ser uma figura de destaque nas redes sociais pode garantir convites para participar de competições.

- Os esportes de alto nível buscam lutadores que deem audiência, afinal, o business da organização de um campeonato de luta é um business de mídia. Então é natural que atletas que tenham mais presença digital sejam mais procurados, mais valorizados e convidados para lutar, isso gera interesse no público. Todo atleta deve se considerar mais que um atleta, precisa ser também uma empresa de mídia - reforça Noll.

Plano de mídia

O especialista sugere que empresários e atletas profissionalizem a parte de comunicação. Uma sugestão é ter videomakers e profissionais de social media que gerenciem as redes sociais e produzam conteúdo. A dica é estar sempre acompanhado de alguém que filme os treinos, as viagens e os bastidores das competições: “Isso humaniza aquele atleta e o conecta ao público”, explica Noll.

Outras estratégias são os colabs, as participações em podcasts e em lives de outros influencers, aparições em eventos e na imprensa. Outro recurso é transmitir em suas próprias redes sociais as competições: - Há ótimos exemplos, como o WSL, de Surfe, e a Fórmula 1, que transmitem em suas próprias páginas as competições, isso gera muito engajamento -.

Lembrando que sempre é importante definir uma linha, de forma que a exposição seja positiva.

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