sft

Yuri Piranha (à direita) venceu Van Damme pelo SFT Xtreme 5 (Foto: Eduardo Rocha / SFT)

TATAME
02/02/2022
10:23
São Paulo (SP)

Realizado no último dia 22 de dezembro, o SFT Xtreme 5 contou com grandes combates, entre eles Yuri Piranha x Lucas Van Damme pela divisão peso-galo. O duelo – bastante acirrado – terminou com a vitória de Piranha por decisão unânime dos jurados após três rounds, porém, nas redes sociais, alguns fãs reclamaram do resultado.

Matchmaker do SFT e com grande bagagem no mundo das artes marciais, Magno Wilson entrou no debate e, em uma live no Instragram, compartilhou sua opinião sobre o triunfo de Yuri Piranha contra Lucas Van Damme por unanimidade. Segundo ele, a luta foi, sim, bastante parelha e animada, mas sem polêmicas.

- É uma luta que não teve polêmica, apenas foi muito acirrada, disputada, principalmente nos dois primeiros rounds, já que no terceiro o Yuri Piranha venceu com mais clareza. No primeiro e segundo rounds, todo ataque que o Van Damme desferia, o Piranha acabava respondendo, e eu acho que isso deu a vantagem para ele. Os socos do Lucas nem sempre conectavam, mas as respostas do Piranha sim, principalmente os chutes baixos - disse Magno, que continuou explicando:

- A unanimidade, independente da pontuação, se é 2 a 1 ou 3 a 0 em rounds para um atleta, ela acontece quando os três juízes têm a mesma decisão, se foi 30-27 ou 29-28 não importa. Eu li muito coisas como ‘nossa, o Piranha não ganhou os três rounds, impossível’. A meu ver, o Lucas Van Damme venceu o primeiro round. O segundo, mesmo apertado, foi do Yuri Piranha, e o terceiro claramente do Piranha - afirmou.

Assista ao vídeo completo de Magno, AQUI

Por fim, Magno revelou que Lucas Van Damme procurou Flávio Almendra, chefe da equipe de arbitragem SFT, em busca de um pedido de revisão do resultado. O matchmaker, porém, ressaltou como casos assim são raros e citou outro caminho para resolver essa situação: uma revanche no futuro.

- Vou passar umas orientações do Ricardo Malengo (matchmaker do SFT Xtreme). O Van Damme procurou o Flávio Almendra pedindo revisão. Novamente: nenhuma comissão de arbitragem é obrigada a dar revisão para ninguém, ela dá porque quer. Eu sei que ninguém quer perder, em uma luta apertada como essa fica aquele sentimento no ar, mas se você deixou nas mãos dos juízes, eles que vão decidir por você. Meu conselho é vai pra cima. Respira, treina e tenta de novo - encerrou o matchmaker.

Presidente também se pronuncia

David Hudson, presidente do SFT, também se pronunciou sobre o tema. O mandatário destacou a importância de entender as regras do esporte antes de qualquer comentário e disse:

- Poucas pessoas realmente entendem como a pontuação de um luta é feita. Para piorar, existe o raciocínio motivado, a tendência de aceitar com muito mais facilidade o que queremos acreditar do que analisar aquilo que não queremos acreditar. Por exemplo, torcedores de Futebol costumam perceber mais injustiças cometidas pelo árbitro contra o seu time do que contra o adversário. O raciocínio sobre a partida é afetado pelo desejo do nosso time vencer. Isso acontece de uma maneira inconsciente e muito difícil de controlar. Em uma luta apertada como essa (Piranha x Van Damme), é normal os torcedores do atleta que perdeu acharem que ele foi roubado. Faz parte da vida - falou David.