FERJ Vasco x Flamengo

Vasco e Flamengo vão decidir a Taça Rio na tarde deste domingo, no Maracanã (Foto: Úrsula Nery/FERJ)

LANCE!
31/03/2019
07:30
Rio de Janeiro (RJ)

Marcas históricas, enredos marcantes e rivalidade são alguns dos ingredientes de um dos maiores clássicos do Brasil. Vasco e Flamengo vão se enfrentar neste domingo, às 16h, no Maracanã. Em campo, mais do que o título da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, um jejum de 16 anos e uma hegemonia no torneio estarão em jogo. A partida será transmitida em tempo real pelo site do LANCE!.

Por ser o campeão da Taça Guanabara, o Vasco, se também conquistar a Taça Rio, garante vaga de forma antecipada à final do Estadual e a vantagem do empate na mesma, além de eliminar o Fluminense. Caso a vitória seja do Rubro-Negro, o Cruz-Maltino terá que jogar as semifinais contra o Bangu, enquanto que o clube da Gávea mediria forças com o Tricolor. 

O Flamengo não perde uma decisão direta pelo turno de Campeonato Carioca para o Vasco desde a Taça Guanabara de 2003, quando a disputa foi por meio de pontos corridos. Durante os 16 anos dessa marca, o Cruz-Maltino não voltou a derrotar o maior rival em uma decisão pelo turno - ou do Estadual em si, como, por exemplo, nas edições de 2004 e 2014.

Na ocasião, Vasco e Flamengo se enfrentaram na última rodada e possuíam condições de levantarem o troféu, o que acabou transformando o jogo em uma 'final'. O Cruz-Maltino, por ter dois pontos a mais, tinha a vantagem do empate ao seu lado. Para o Rubro-Negro, apenas a vitória interessava. No Maracanã, Wellington abriu o placar para a equipe de São Januário no primeiro tempo. Na etapa complementar, Athirson fez um gol, mas foi marcado impedimento, de forma equivocada. No fim, Zé Carlos balançou as redes para o Flamengo, mas já era tarde para ir atrás de um resultado positivo, o que deu o título ao Vasco. Assim, um jejum de 16 anos permanece intacto e o clube da Gávea buscará, nesse domingo, que a marca continue viva.

Se essa marca promete trazer dificuldade para o Vasco, o Cruz-Maltino possui um número para apoiar a seu favor: até aqui, a equipe de São Januário é a maior vencedora da Taça Rio. Em toda a história, são dez conquistas do segundo turno do Campeonato Carioca, duas a mais que o maior rival, equipe que vem logo em seguida no número de conquistas. Para o time de Alberto Valentim, vale aumentar essa vantagem sobre o Rubro-Negro.