Governo federal repudia falas do presidente da Conmebol

Em nota, ministérios citam 'falha' da entidade em combater atos racistas no futebol

PorLance!Rio de Janeiro (RJ)
18/03/2025 23:55
Conmebol-Alejandro-Dominguez-scaled-aspect-ratio-512-320
Presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, durante sorteio da Libertadores e da Sul-Americana (Foto: DANIEL DUARTE / AFP)

O governo federal, por meio dos ministérios do Esporte, da Igualdade Racial e das Relações Exteriores, repudiou nesta terça-feira (18) as declarações do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, sobre uma possível saída dos clubes brasileiros da Libertadores. O dirigente afirmou que a competição sem equipes do Brasil seria como "Tarzan sem Chita".

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Confira abaixo a nota do Governo sobre a Conmebol

"O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, as declarações do Presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Dominguez, na noite de ontem, 17 de março, em entrevista à imprensa após cerimônia de sorteio da fase de grupos dos torneios promovidos por aquela entidade.

continua após a publicidade

As declarações ocorrem em contexto em que as autoridades da Conmebol têm reiteradamente falhado em adotar providências efetivas para prevenir e evitar a repetição de atos de racismo em partidas por ela organizadas, incluindo medidas para combater a impunidade e promover a responsabilização dos responsáveis.

O governo brasileiro exorta a Conmebol e as Federações Nacionais de Futebol da América do Sul a atuarem decisivamente para coibir e reprimir atos de racismo, discriminação e intolerância, promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes, imigrantes e outros grupos vulneráveis ao esporte.

continua após a publicidade

O governo brasileiro reitera seu compromisso com iniciativas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial, inclusive medidas contra qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes.

Ministério do Esporte
Ministério da Igualdade Racial
Ministério das Relações Exteriores
"

Relembre o caso

Após o sorteio dos grupos da Libertadores na noite de segunda-feira (17), em evento na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, Alejandro Domínguez ironizou ao responder como seria o torneio sem a presença de equipes do Brasil. Segundo o presidente da entidade, a competição seria o "Tarzan", e os clubes brasileiros a macaca "Chita".

continua após a publicidade

— Isso seria como o Tarzan sem a Chita, impossível! (risos) — disparou o dirigente.

➡️ Leila Pereira, do Palmeiras, critica fala do presidente da Conmebol: 'Comparação abominável'

Alejandro Domínguez presidente Conmebol
Presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, foi repudiado pelo Governo brasileiro por falas após sorteio da Libertadores e da Sul-Americana (Foto: DANIEL DUARTE / AFP)
Sugerida para você!

Mais LANCE!