Atlético-MG 2x0 Cruzeiro - 12/11/2014 - (Independência / Belo Horizonte) - Final da Copa do Brasil 2014 - Jogo de Ida

O último confronto em mata-matas nacionais entre Raposa e Galo foi a final da Copa do Brasil de 2014- (Foto: Cristiane Mattos/Futura Press)

Valinor Conteúdo
08/07/2019
18:21
Belo Horizonte

Após uma longa parada de jogos entre clubes brasileiros nos campeonatos que disputam, um jogo em especial mexerá com os ânimos e emoções dos torcedores mineiros esta semana. Atlético-MG e Cruzeiro iniciam na quinta-feira, 11 de julho, às 20h, a decidir uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. A volta está marcada para 17 de julho, às 19h15, no Independência. A dupla mineira se enfrenta pelas quartas de final do mata-mata nacional. Será o quarto encontro entre os rivais em confrontos por competições nacionais.

Nos três duelos anteriores, o alvinegro se deu melhor em cima do maior rival. O time celeste tenta quebrar esse pequeno tabu contra o Galo e avançar na competição mata-mata. No total, a dupla se enfrentou seis vezes em jogos eliminatórios nacionais, com quatro vitórias atleticanas e dois empates.

O primeiro confronto entre Cruzeiro e Atlético-MG por uma decisão nacional aconteceu no dia 8 de fevereiro de 1987, pela Copa União, o equivalente ao Brasileiro naquele ano. O duelo foi válido pelas quartas de final da competição.

Foram dois jogos no Mineirão para saber quem enfrentaria o Flamengo na semifinal da Copa União. O jogo de ida ficou empatado por 0 a 0, enquanto na volta o Galo superou o rival em novo empate, no dia 11 de fevereiro, só que com o placar de 1 a 1, gols de Renato Morungaba para o alvinegro, com Douglas empatando para a Raposa. O Atlético-MG tinha melhor campanha e avançou na Copa União com as duas igualdades. O time mineiro acabou eliminado pelo Flamengo na semifinal, vencendo a final em cima do Internacional.

A dupla se reencontrou em uma disputa por vaga 12 anos depois, no Brasileiro de 1999. Com melhor campanha na primeira fase, o Cruzeiro poderia empatar os jogos das quartas de final daquele ano, que era jogada em melhor de três jogos. Mesmo com a vantagem, o Galo se mostrou mais concentrado e superou a Raposa em dois jogos, com duas vitórias, por 4 a 2 no primeiro duelo, no dia 14 de novembro de 1999, e uma semana depois, no dia 21, com um apertado 3 a 2, em grande noite do artilheiro Guilherme.

Copa do Brasil 2014- A maior decisão

O último e maior confronto de mata-mata entre Galo e Raposa aconteceu na decisão da Copa do Brasil de 2014, em uma inédita final mineira no cenário nacional. Apesar de ter sido bicampeão brasileiro, havia vencido em 2013, o Cruzeiro estava em uma maratona de jogos e não teve fôlego para superar o maior rival no duelo doméstico.

O jogo que decidiu a taça foi três dias depois da Raposa confirmar a conquista do Brasileiro e ficou marcada com uma frase do atacante Ricardo Goulart, que disse após o título, que “quarta-feira teria mais”, em referência à partida contra o Galo, que dias antes havia derrotado o Cruzeiro no jogo de ida por 2 a 0, no Independência, no dia 12 de novembro, gols de Luan e Dátolo. No segundo jogo, novo triunfo alvinegro, desta vez por 1 a 0, gol de Diego Tardelli, com o Galo comemorando a conquista inédita no dia 26 de novembro de 2014.

O momento atual de Atlético-MG e Cruzeiro é distinto, com o Galo em paz e ascensão na temporada, enquanto a Raposa busca se recuperar dentro e fora de campo, pois vive uma complicada crise institucional. Apesar do clichê, apontar um favorito nesse confronto será um “chute” em quem se dará melhor. Para ambos, avançar, significará um período de paz para seguir o restante do ano. Já, a derrota, pode ter consequências fortes no ambiente das equipes e claro, em seus desempenhos.

Histórico de duelos entre Galo e Raposa em mata-matas nacionais

Quartas de final -Copa União de 1987- Atlético-MG classificado

Atlético-MG 0 x 0 Cruzeiro - 8 de fevereiro de 1987- Copa União- Jogo de Ida
Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG - 11 de fevereiro de 1987- Copa União- Jogo de volta

Quartas de final- Campeonato Brasileiro de 1999- Atlético-MG classificado

Atlético-MG 4 x 2 Cruzeiro - 14 de novembro de 1999- Brasileiro- Primeiro Jogo
Cruzeiro 2 x 3 Atlético-MG - 21 de novembro de 1999- Brasileiro- Segundo Jogo

Final da Copa do Brasil de 2014- Atlético-MG campeão

Atlético-MG 2 x 0 Cruzeiro-12 de novembro de 2014- Copa do Brasil- Jogo de ida

Cruzeiro 0 x  Atlético-MG-26 de novembro de 2014- Copa do Brasil-Jogo de volta