menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
Grêmio
escudo default
0
2
escudo default
Avaí

Com atuação memorável de goleiro, Avaí é eficaz e vence o Grêmio

Douglas Friedrich fez defesas espetaculares, pega pênalti e frustra o Tricolor. Time catarinense mostra competência e comprova estar, de fato, em ascensão no Brasileiro

Mesmo em casa, Grêmio foi surpreendido pelo Avaí e perdeu por 2 a 0
imagem cameraLUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Avatar
Lance!
Porto Alegre (RS)
Dia 09/07/2017
17:40
Atualizado em 09/07/2017
20:01

  • Matéria
  • Mais Notícias

A "Lei do ex" se fez presente na tarde deste domingo na Arena do Grêmio. Jogador do Tricolor gaúcho no ano passado, ainda que não tenha feito uma partida sequer, o goleiro Douglas Friedrich teve uma atuação memorável no duelo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi graças a atuação dele e os gols de Wellington Simião e Júnior Dutra que o competente Avaí fez 2 a 0 no Grêmio em Porto Alegre, garantindo ao Tricolor a sua terceira derrota consecutiva na competição.

O Avaí chegou ao terceiro jogo seguido sem levar gols, todos com Douglas, que era reserva até a derrota azurra para o Fluminense, e conquistou sete dos nove últimos pontos. O time catarinense foi aos 12 na tabela, mas segue no Z4. Já o Grêmio chegou ao terceiro revés consecutivo no Brasileirão e segue com 22. Já são dez a menos que o líder Corinthians. 


PRÓXIMOS JOGOS

O Grêmio voltará a atuar pelo Brasileirão na próxima quinta-feira, quando visitará o Flamengo, na Ilha do Urubu, a partir das 19h30. Já o Avaí, no dia seguinte, recebe o Coritiba, na Ressacada, às 19h30.

DOUGLAS FRIEDRICH, A MURALHA AZURRA

Douglas Alan Schuck Friedrich. Esse foi o nome do primeiro tempo em Porto Alegre. Cedido pelo Corinthians ao Avaí no início após ter sido jogador do próprio Grêmio ano ano passado, o camisa 22 azurra foi o grande diferencial do Avaí. Foram pelo menos cinco ótimas intervenções. O Grêmio, que teve o total domínio do jogo e posse de bola superior a 60%, só não foi para o intervalo em vantagem graças ao gaúcho de Candelária.

Logo com dois minutos de bola rolando, Douglas trabalhou bem na conclusão de Ramiro. O Tricolor ia empilhando oportunidades diante de Avaí que tentava conter o ímpeto gremista para sair nos contra-ataques. Fernandinho, o substituto do preservado Pedro Rocha, viria a a ter três tentativas de gol frustradas pelo Douglas.

O Grêmio, bem ao seu estilo, trabalhava a bola com paciência e construía boa jogadas. Não faltava inspiração aos comandados de Renato Portaluppi. Faltava uma dose de sorte para vencer o goleiro adversário. Edílson, por exemplo, cobrou falta com força e efeito aos 38, mas Douglas Friedrich provou ter elasticidade de sobra para espalmar. Refém de raras investidas, principalmente, pela esquerda, o Avaí pouco ameaçou a meta de Léo na etapa inicial.

Goleiro Avaí
     Douglas em ação na Arena (Foto: Jeferson Rotini/Fotoarena)

DOUGLAS PEGA PÊNALTI E AVAÍ TRANSBORDA EFICÁCIA!

Veio a etapa final e, com ela, mais pressão do Grêmio na Arena. A primeira chance de gol veio aos sete, com Luna. Quem estava lá? Douglas. E a pressão gremista parecia que resultaria em gol aos 12, após pênalti cometido por Wellington Simião – ele interceptou a bola, dentro da área, com o braço esquerdo. Mas Edílson, autorizado por Renato a cobrar, mandou uma bomba para a nova defesa do goleiro avaiano.

E o Avaí provou que não tinha apenas um goleiro inspirado. Tinha... Wellington Simião. O autor do pênalti que aumentou a coleção de defesas de Douglas marcou um belíssimo gol de fora da área ao receber e ter extrema liberdade de frente para o gol. Avaí 1 a 0 na Arena aos 28 minutos.

A tarde não era, de fato, do Grêmio. Mas era do Avaí. O Tricolor pressionava, pressionava, mas não conseguia transpor o intransponível Douglas. Já o time catarinense transbordava eficácia. E foi eficaz aos 39. Contra-ataque perfeito e gol de Júnior Dutra. Avaí 2 a 0. Joel deixou o time catarinense com um a menos, o Grêmio continuou pressionando, mas não teve êxito em ao menos diminuir. Terceira derrota seguida no Brasileirão para Luan, Ramiro & Cia. e recuperação do Avaí, de sete pontos conquistados nos últimos nove.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 2 AVAÍ


Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data-hora: 9/7/2017 – 16h
Árbitro: Wágner Reway (Fifa-MT)
Auxiliares: Fábio Rodrigo Rubinho (MT) e Marcelo Grando (MT)
Público/Renda: 27.222 pagantes/29.268 presentes/R$ 960.304,00
Cartões amarelos: Luan (GRE); Luan, Joel, Pedro Castro, Wellington Simião, Capa (AVA)
Cartão vermelho: Joel, 41'/2ºT (AVA)

Gols: Wellington Simião, 28'/2ºT – (0x1) e Willians, 40'/2ºT – (0x2).

GRÊMIO: Léo, Edílson (Everton, 29'/2ºT), Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur (Miller Bolaños, 21'/2ºT) e Ramiro; Luan, Lucas Barrios (Lincoln, 39'/2ºT) e Fernandinho – Técnico: Renato Portaluppi.

AVAÍ: Douglas Friedrich, Leandro Silva, Alemão, Betão e Capa; Luan (Wellington Simião, 24'/1ºT), Judson, Pedro Castro e Juan (Willians, 32'/2ºT); Romulo (Júnior Dutra, 22'/2ºT) e Joel – Técnico: Claudinei Oliveira.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias