CBF e CIES firmam acordo de cooperação

Representantes da CBF e do CIES da Fifa comemoraram acordo nesta quinta-feira (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

LANCE!
07/12/2018
12:57
Rio de Janeiro (RJ)

Nesta sexta-feira, a CBF e o Centro Internacional de Estudos do Esporte da Fifa (CIES) deram mais um passo rumo ao desenvolvimento acadêmico do futebol e assinaram um termo de cooperação. Criado pela fifa, a fundação CIES ministra o programa FIFA Master, que promove estudos e aprimoramento de profissionais do futebol a partir de uma abordagem multidisciplinar.

O acordo foi celebrado em reunião, nesta quinta-feira, entre dirigentes de ambas as partes: além de dirigentes da CBF, estavam presentes dois representantes da Fifa. São eles Vincent Monnier, que é gerente de Relações Internacionais do CIES, além de Ricardo Trade, coordenador do CIES no Brasil.

Diretor executivo e presidente eleito da CBF para a gestão 2019-2022, Rogério Caboclo vê a parceria como um passo importante para a maior qualificação das atividades oferecidas pela CBF Academy ao mundo do esporte no Brasil. 

− A Academy é um dos principais focos da CBF atualmente e estabelecer conexão com entidades de excelência em estudos do desporto, como é o caso do CIES, é algo fundamental para seguirmos crescendo cada vez mais em qualidade e quantidade de conteúdos oferecidos. Em 2019 já vamos oferecer mais de 40 cursos e queremos avançar mais − destacou o futuro mandatário, que assume a entidade em abril de 2019.

O termo inclui oito áreas de cooperação. São elas:
- Coorganização de seminários da CBF Academy/CIES, como conferências e workshops
- Apoio conjunto para seminários da CBF Academy/CIES
- Promoção de atividades da CBF Academy (congressos, seminários) em sites e redes sociais do CIES
- Divulgação de ações do CIES (congressos, seminários) em sites e redes sociais da CBF Academy
- Troca de conhecimento entre professores e estudantes do CIES e da CBF Academy
- Intercâmbio de estudantes e experts do CIES e da CBF Academy
- Troca de professores de programas técnicos e de gestão
- Publicação e cooperação de estudos científicos do futebol

A contribuição do CIES à CBF, todavia, acontece desde 2016. Em março de 2018, ambas as organizações promoveram seminários conjuntos sobre futebol. O objetivo principal deste novo termo de cooperação é intensificar e formalizar o trabalho realizado entre as duas partes. 

Criada em 2016, a CBF Academy é um núcleo educacional da CBF que visa agregar ao treinamento e desenvolvimento de profissionais do futebol. A organização fornece Cursos de Licença para Treinador e de Gestão Esportiva, além de workshops de Direito do Esporte, Intermediação de Atletas, Fisiologia, Marketing e Comunicação.