Casemiro (Real Madrid) - O volante Casemiro começou no banco nesta partida contra o Bayern. O jogador participou apenas de 17 minutos de jogo. Jogando mais atrás da linha do meio de campo, no lado direito, Casemiro entrou para melhorar a marcação do Real

Campeonato Europeu de Clubes teria 20 clubes, com turno e returno, em pontos corridos (Foto: Gabriel Bouys/ AFP)

* Luis Filipe Chateaubriand
18/07/2018
07:00

É imperioso, para os grandes clubes do futebol europeu, que seja criado o Campeonato Europeu de Clubes. Um certame que coloque todas as grandes forças do futebol europeu confrontando-se entre si. Com os 20 principais clubes da Europa o disputando: da Inglaterra, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Tottenham; da Itália, Internazionale, Juventus, Milan, Roma; da Espanha, Atlético de Madrid, Barcelona, Real Madrid; da Alemanha, Bayern Munique, Borussia Dortmund; da França, Monaco, Paris Saint-Germain; de Portugal, Benfica, Porto; da Holanda, Ajax.

O modelo: Com a disputa ocorrendo em turno e returno, em pontos corridos, com 38 datas, ou rodadas, distribuídas ao longo de toda a temporada europeia. Com os cinco melhores clubes em cada edição conseguindo pontuação proporcional à posição conquistada para se pleitear vaga no Mundial de Clubes da Fifa quadrienal, a ser criado. Com os cinco piores clubes em cada edição saindo do certame, substituídos, na temporada seguinte, por quatro clubes de acordo com a colocação da Champions League e por um clube de acordo com a colocação da Liga Europa.

Com o ajustamento do calendário do futebol europeu, para que as outras competições possam coexistir com esta, a ser criada. O Campeonato Europeu de Clubes será a principal competição de clubes do mundo, a mais atrativa, a mais rentável, a de maior atratividade técnica, a de maior atratividade comercial, a que propiciará aos maiores clubes europeus a maior geração de riqueza possível. A nova disputa, um campeonato, dividirá o protagonismo no futebol mundial com a Champions League, uma copa.

A criação do Campeonato Europeu de Clubes dará aos grandes clubes do Futebol Europeu o destaque, inquestionável, a estes, de forma continuada.

* Luis Filipe Chateaubriand é autor da obra "Um Novo Calendário para os Clubes do Futebol Europeu"