Clássicos na Inglaterra e na Espanha: o que esperar dos brasileiros no fim de semana europeu
Arsenal de Martinelli e Jesus tem pela frente o Chelsea de Thiago Silva, enquanto o Real Madrid de Vini Jr visita o Sevilla
A rodada de fim de semana do futebol europeu terá muitos clássicos. Logo após o retorno da Data Fifa, o Arsenal de Gabriel Jesus e Martinelli enfrenta o Chelsea de Thiago Silva no Stamford Bridge, enquanto na Espanha, Vini Jr e Rodrygo tem a missão de conduzir o Real Madrid a uma vitória contra o Sevilla fora de casa.
Apesar do entusiasmo, a Seleção não entregou seu melhor na paralisação para as Eliminatórias, empatando em casa com a Venezuela e perdendo em Montevidéu para o Uruguai. Confira com o Lance! os brasileiros que podem se destacar na Europa.
BRILHO DECISIVO
No dérbi londrino mais aguardado da temporada, o Arsenal vai até Cobham para um duelo contra o Chelsea pela Premier League. Nos últimos sete duelos entre os dois rivais, são seis vitórias dos Gunners, contra apenas uma dos Blues. A equipe de Mikel Arteta aposta no bom momento de Gabriel Martinelli, que vem sendo decisivo e marcou o gol solitário do triunfo sobre o Manchester City na última rodada.
Gabriel Jesus, por outro lado, vai tentando se afirmar como titular no esquema novamente, mas seus números contra o Pride of London não são tão empolgantes. Somando as passagens por Arsenal e City, são 14 jogos, com apenas dois gols marcados e uma assistência. Ainda assim, deve receber a oportunidade de iniciar o jogo. Para bloquear a dupla brasileira, o zagueiro Thiago Silva é uma das principais esperanças da equipe comandada por Mauricio Pochettino, mas seu desempenho contra os oponentes deste sábado não anima: são seis derrotas, dois empates e só uma vitória contra o Arsenal ao longo da carreira.
Outro confronto aguardado da rodada fica por conta de Manchester City e Brighton. Comandantes de dois dos times mais ofensivos da Europa, Guardiola e Roberto De Zerbi têm sido beneficiados por brasileiros na temporada. De um lado, Ederson, agora titular da Seleção Brasileira, vive bom momento nos Citizens; o goleiro terá a missão de parar João Pedro, ex-Fluminense, que vem voando com a camisa dos Seagulls e já marcou contra o outro gigante de Manchester, o United, na temporada.
➡️ Guardiola elogia técnico do Brighton antes de duelo pela Premier League: ‘É o meu sucessor’
No segundo clássico local da rodada, o Liverpool de Jürgen Klopp enfrenta o Everton de Sean Dyche. O dérbi já teve ocasiões com múltiplos brasileiros em campo, mas desta vez, apenas o goleiro Alisson deve estar entre os 22 iniciantes. O arqueiro tem boas recordações do Merseyside Derby, com oito jogos, três gols sofridos, seis clean sheets e quatro vitórias.
DUPLA LETAL
Na Espanha, o agito de sábado ficará por conta dos rivais de Madrid, com compromissos diferentes. Vinícius Jr e Rodrygo, muito criticados por suas atuações apagadas contra o Uruguai, viajam até a região da Andaluzia para enfrentar o Sevilla. Vini, inclusive, gosta do jogo contra os Palanganas: são seis vitórias em sete jogos, além de um golaço marcado na última temporada, dando a vitória aos merengues.
O Atlético de Madrid perdeu Yannick Carrasco para o mundo árabe na última janela de transferências, mas quem tomou conta do setor esquerdo foi o brasileiro Samuel Lino. Em grande forma, Lino tem um gol e duas assistências em seis jogos de La Liga, e é uma das válvulas de escape de Simeone para o duelo difícil contra o Celta de Vigo, no Balaídos.
No domingo, o Barcelona de Xavi entra em campo buscando melhorar a forma na temporada, já que ocupa apenas a terceira posição do Campeonato Espanhol, e recebe o Athletic Bilbao. Raphinha, em março deste ano, marcou o único gol da vitória blaugrana no San Mamés, mas será desfalque neste fim de semana por conta de uma lesão na coxa que o tirou dos jogos da Seleção na Data Fifa.
➡️ Robozinho em ação! Filho de Cristiano Ronaldo assina com novo clube
OUTROS CANDIDATOS
Em compromissos mais tranquilos na Inglaterra, Bruno Guimarães e Joelinton devem estar à disposição de Eddie Howe no confronto entre Newcastle e Crystal Palace; Lucas Paquetá, fora da Seleção por possível envolvimento em esquemas de apostas, vai desfilando nos campos europeus em 2023-24 e visita o Aston Villa no Villa Park.
Já na Itália, o Napoli de Natan, ex-Flamengo, vai defendendo seu título nacional, mas não consegue engatar boa sequência. Ao menos, o defensor entra em campo neste sábado em jogo fácil contra o Verona, fora de casa. No domingo, será a vez de Bremer, zagueiro da Juventus, atuar; a parada é difícil, enfrentando o Milan de Stefano Pioli no San Siro. Danilo e Alex Sandro, lesionados, estão fora.
Por fim, na França, o Paris Saint-Germain de Marquinhos, capitão da equipe, recebe o Strasbourg neste sábado. Foi uma Data Fifa difícil para o brasileiro, apontado por falhar nos dois gols da vitória uruguaia, mas o histórico é positivo: tem um gol marcado em quatro jogos contra a equipe visitante, além de duas vitórias. O tento foi anotado em duelo da última temporada, cabeceando para o fundo da rede na vitória por 2 a 1.