Projeto japonês será responsável pela reforma no Camp Nou. Veja o projeto
Estádio vai receber mais de 105 mil pessoas e terá cobertura em todo o anel

O Barcelona divulgou na noite desta terça-feira o projeto vencedor para fazer uma ampla reforma no Camp Nou. A proposta da equipe do estúdio japonês NIKKEN SEKKEI em conjunto com a Joan Pascual i Ramon Ausió Arquitectes, da Catalunha, foi a vencedora do concurso arquitetônica que foi aberto pelo clube catalão. A expectativa é que fique completamente pronto em 2021, e não vai precisar ser fechado, embora em alguns momento tenha sua capacidade reduzida.
A proposta foi escolhida por uma comissão que tinha cinco membros do clubes, três do Colégio de Arquitetos da Catalunha (COAC), e um da prefeitura de Barcelona, na presença de Josep Maria Bartomeu, presidente do clube. Segundo o comunicado do Barça, o projeto foi aceito por ser "aberto, elegante, sereno, atemporal, mediterrâneo e democrático". Além de dar a amplitude necessária à instalação.
A preocupação com o entorno também foi destacada. Segundo eles, vai dar profundidade ao estádio, vai criar novas sombras e fazer com que os sócios e a torcida sejam protagonistas na fachada e participem do espaço livre a todo o momento.
El #NouCampNou proyectado por Nikken Sekkei + Pascual i Ausió Arquitectes https://t.co/kcdt5sQ8Gj pic.twitter.com/jXH5C1Zzot
— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) March 8, 2016
- Escolhido um grande projeto. Valorizamos todos os elementos que a equipe nos mostrou. Estamos muito satisfeitos com o resultado, que foi escolhido por unanimidade. É o que melhor incorpora tudo o que queremos - disse Jordi Moix, comissionário do Espai Barça, órgão que cuida do projeto:
- Valoriza a tradição, mas traz o estádio para o século 21. Quero agradecer às equipes participantes, mas estou seguro que os barcelonistas vão aproveitar muito desse estádio - disse Jordi Moix, comissionário do Espai Barça, órgão que cuida do projeto.
Ilusionados con el proyecto que hemos elegido para el Camp Nou del futuro. Una buena noticia para todos los barcelonistes #NouCampNou
— Josep Maria Bartomeu (@jmbartomeu) March 8, 2016
É ainda provável que o Barcelona acabe vendendo os naming rights. Não foi divulgado o preço da reforma, mas é possível que a negociação aconteça em breve. A Qatar Airways, atual patrocinadora master da equipe, é uma das candidatas. Segundo informações da imprensa espanhola veiculadas nos últimos meses, o Barça pretende receber entre 20 e 35 milhões de euros (R$ 82,6 e R$ 144,6 milhões) por ano, e fazer um contrato para 20 a 30 temporadas.
Na primeira fase da obra, a atual capacidade de pouco mais de 99 mil vai cair para 85 mil, mas logo no início da temporada de 2017/18, sobe para 95 mil. Na pré-temporada seguinte volta a descer para a casa dos 80 mil, mas logo vai até superar os 100 mil, mas não muito. Em 2019/20, o Camp Nou vai passar a temporada recebendo 94 mil pessoas, mas no ano seguinte já vai para o seu tamanho final, capaz de receber 105 mil torcedores. Na última etapa será construída a cobertura.

Futebol Internacional
Bayern de Munique goleia Bodo/Glimt por 5 a 0 na Champions League
Há 3 horas
Futebol Internacional
Com gol de Matheus Cunha, United atropela novato na Champions League
Há 4 horas
Futebol Internacional
Nem Messi: Raphinha alcança feito que não ocorria no Barcelona há 68 anos
Há 6 horas
Futebol Internacional
Ex-Botafogo e Palmeiras marca dois em estreia como titular na MLS
Há 6 horas
Flamengo
Boto esclarece novela envolvendo negociação entre Flamengo e Luiz Henrique
Há 6 horas
Futebol Internacional
Deco abre o jogo sobre tentativa do Barcelona por Julián Álvarez
Há 7 horasMais LANCE!

Espanhóis repercutem vitória do Palmeiras na Libertadores: 'Agridoce'

Com aval de Mourinho, Endrick define futuro no Real Madrid

Gabigol critica gramado da Vila após vitória do Santos: 'Não está bom'

Irmão de Jenni Hermoso diz que Vini Jr ganharia a Bola de Ouro em 2024

Conheça Mauro Júnior, destaque do PSV e novo nome da Seleção Brasileira

Jornal argentino compara Corinthians a rival brasileiro

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quinta-feira (10/09/2026)

Raio-x dos convocados da Seleção: saiba idade, números e mais

Com hat-trick de Ferran Torres, PSG atropela o Slovan Bratislava por 6 a 1 na Champions

Odegaard decide no segundo tempo, e Arsenal vence o Napoli fora de casa na Champions

Liverpool busca virada emocionante contra o Atlético de Madrid na Champions

Surpresa de Ancelotti, Jair desabafa após convocação inédita para a Seleção

Ex-Flamengo, Ryan Roberto projeta estreia na Champions League



